Atualizado em 07 de June de 2017

10 anos, Notícias

Conselho Intergovernamental do Ibermuseus dialoga sobre as ações em celebração dos 10 anos da Declaração de Salvador

Foram definidas as pautas para o lançamento do Registro de Museus Ibero-americanos, este mês, em Madri, e a realização do Colóquio Internacional de novembro, em Brasília

O Conselho Intergovernamental do Ibermuseus, integrado por representantes de 12 países ibero-americanos, se reuniu virtualmente na última terça-feira, 6 de maio, para o acompanhamento das ações em andamento neste ano de celebração especial para o Programa, que comemora os 10 anos da assinatura da Declaração da Cidade de Salvador. Na ocasião também se apresentaram e aprovaram os relatórios de atividades e financeiro de 2016.

“Este é um grande ano em termos de cooperação”, ressaltou a presidente do Conselho Intergovernamental, Magdalena Zavala Bonachea, na abertura da 12ª Reunião do CI e fazendo referência à data comemorativa. “É um momento de valorizar a cooperação entre os países da comunidade ibero-americana e as políticas para o setor dos museus, destacando que em suas ações, Ibermuseus busca promover a igualdade e as mesmas oportunidades de acesso a todos os países”, completou.

O lançamento simultâneo, nos 12 países membros, do Registro de Museus Ibero-americanos, programado para o próximo 28 de junho, foi um dos principais temas da reunião. Também se apresentaram o estado de execução das convocatórias do 8º Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus e da 4ª Convocatória Conversaciones – Museus e Comunidades; do Fundo de Emergência, que estará aberto a solicitações durante todo o ano; e da realização do Colóquio Internacional “A museologia na Ibero-América a partir da Declaração de Salvador: 10 anos de cooperação para os museus”, que será realizado em Brasília nos dias 29 e 30 de novembro.

A reunião constituiu um espaço para a apresentação dos resultados do curso “Situação e desafios futuros para os estudos de público de museus ibero-americanos: criação de redes de intercâmbio e cooperação sobre públicos de museus com base no SCD da OIM. Rumo a um sistema unificado”, realizado de 22 a 25 de maio em Madri, com a participação de representantes de 19 países ibero-americanos, que durante quatro dias receberam capacitação para o uso do Sistema de Coleta de Dados de Públicos de Museus, desenvolvido pelo Observatório Ibero-americano de Museus.

Estiveram presentes no encontro virtual a presidente do Conselho Intergovernamental e os representantes de Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Peru, Portugal e Uruguai, assim como representantes da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a Unidade Técnica do Ibermuseus.