Banner SiteIbermuseus Ciclo Webnar PRIMEIRO WEBNARIO01 (1)

Atualizado em 08 de May de 2020

Conheça os palestrantes

Ernesto Ottone Ramírez, Subdiretor Geral de Cultura da UNESCO. Antes de ocupar esse cargo, foi o primeiro Ministro de Cultura, Artes e Patrimônio do Chile, entre 2015 e 2018. Como Ministro da Cultura, criou um Departamento de Primeiros Povos, uma Unidade de Migrantes e fortaleceu as leis de direitos autorais e de proteção do patrimônio. Durante esse período, ele também presidiu o Centro Regional de Promoção de Livros na América Latina e no Caribe (CERLALC), no biênio 2016-2017.

De 2011 a 2015, atuou como Diretor Geral do Centro de Extensão Artística e Cultural da Universidade do Chile, que administra a Orquestra Sinfônica Nacional do Chile, o Ballet Nacional do Chile, o Coro Sinfônico do Chile e da Camerata Vocal universitária. De 2001 a 2010, ocupou o cargo de Diretor Executivo no Centro Cultural Matucana 100, em Santiago.

É Mestre em Administração de Instituições e Políticas Culturais pela Universidade de Paris IX Dauphine (1998) e bacharel em teatro pela Universidade do Chile (1995).

 

Alan Trampe, Subdiretor Nacional de Museus do Ministério das Culturas, Artes e Patrimônio do Chile. É formado em Teoria e História da Arte pela Universidade do Chile e mestre em Estudos e Administração Cultural pela Universidade de Tarapacá.

Trampe é funcionário do Serviço Nacional de Patrimônio Cultural desde 1999, quando se tornou diretor do Museu Regional de Magallanes em Punta Arenas. Posteriormente, ele assumiu o cargo de Subdiretor Nacional de Museus, que ocupa há 19 anos. A partir desta posição, ele projetou e lidera o Plano Nacional de Melhoria Integral dos Museus, que começou a ser implementado em 2001.

Representou o Chile em várias instâncias técnicas internacionais como especialista em questões de patrimônio e museus, através da participação em painéis e comissões técnicas e através de conferências e oficinas. É membro fundador do Programa Ibermuseus, cuja presidência assumiu durante o triênio 2019-2021.

 

Cecilia Genel Velasco, Diretora do Museu Nacional das Intervenções (México). Funcionária do Instituto Nacional de Antropologia e História – INAH desde 2001, onde desenvolveu os projetos de reestruturação da Galeria de História e do Museu Nacional de História-Castillo de Chapultepec.

Em 2007, foi nomeada diretora do Museu Nacional do Vice-reinado e a maior feito de sua administração em 2007-2012 foi conseguir a inclusão do antigo colégio de noviciado de Tepotzotlán na declaração como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, dentro da “Caminho Real da Terra Adentro”. Em abril de 2013, o Diretor Geral do INAH a convidou para dirigir o Museu Nacional de Intervenções.

Foi conselheira de redação da Lei Geral da Cultura e dos Direitos Culturais na Câmara dos Deputados 2016-2017. Representa o México na Mesa Técnica de Sustentabilidade em Instituições e Processos Museais do Programa Ibermuseus.

 

Valeria González, Secretária do Patrimônio Cultural do Ministério da Cultura da Nação (Argentina). É formada em História da Arte (UBA), especializada em arte contemporânea. É pesquisadora e professora de graduação e pós-graduação na UBA, UNTREF e UNSAM. Como curadora independente, ela já realizou mais de 40 exposições.

Em 2016-2017, foi diretora da Casa Nacional do Bicentenário, onde realizou o projeto CNB CONTEMPORÁNEA. Em 2018-2019, foi Secretária de Pesquisa do Instituto de Artes «Mauricio Kagel» da UNSAM. Atuou como jurada em mais de 40 competições artísticas e em júris de avaliação acadêmica. Participa e publica regularmente tanto em meios acadêmicos como populares. É a autora dos livros El pez, la bicicleta y la máquina de escribir (Duplus, Ediciones Proa, 2005), Como el amor: polarizaciones y aperturas del campo artístico en la Argentina 1989-2009 (Centro Cultural R. Rojas/CCEBA, 2009), En busca del sentido perdido: 10 proyectos de arte argentino 1998-2008 (Editorial Papers, 2010) e Fotografía en la Argentina 1840-2010 (Ediciones Arte x Arte, 2011).

 

Patricia von Buchwald Hanze, Diretora Executiva do Museu Nacional do Equador. Formou-se em Restauração e Museografia (com especialização em Museologia) na Universidade Técnica Equinocial do Equador. Cursa vários semestres no programa de mestrado em política e gestão de centros históricos da FLACSO-Equador. É especialista em história da vida cotidiana e tradições ancestrais da PUCE-Quito. Além disso, ela é formada em psicologia humanística, graduando-se como psicoterapeuta e facilitadora do desenvolvimento humano.

Ele tem uma vasta experiência em museografia e museologia. Foi Diretora de Museus e Centros Culturais da cidade de Quito e foi Diretora do Museu da Cidade, sendo responsável pela administração, design, produção e montagem deste museu entre 1995 e 1999. Dirigiu também projetos de formação artística. Também trabalhou como curadora, professora e consultora privada em programas de divulgação do patrimônio cultural e das artes.

 

Marina Chinchilla Gómez, Diretora Adjunta de Administração do Museu Nacional do Prado (Espanha). Formada em Filosofia e Letras, Divisão de Geografia e História, Seção de Pré-História e Arqueologia pela Universidade Autônoma de Madri. Participa do Corpo Facultativo de Conservadores de Museus Estatais. Atua como professora no campo da museologia e gestão cultural em várias universidades e centros especializados na esfera pública e privada.

Dirige e coordena os serviços de gestão do Museu Nacional do Prado (recursos humanos e relações de trabalho, infraestruturas e equipamentos, desenvolvimento e segurança pública, gestão econômica e orçamentária, gestão jurídico-administrativa e contratação pública, relações institucionais) e promove o planejamento estratégico e a gestão por objetivos no organismo.

 

Andrés Azpiroz Perera, Diretor do Museu Histórico Nacional (Uruguai). É formado em História, Técnico Universitário em Museologia, Mestre em Ciências Humanas pela opção História Rioplatense e doutorando em História pela Universidade da República Oriental do Uruguai.

Pesquisa sobre a história da fronteira uruguaia e a história de coleções e museus. Ele integra o Sistema Nacional de Pesquisadores e é professor da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação do Curso em História e na Escola Técnica Universitária em Bens Culturais. Em 2012, ele entrou no Museu Histórico Nacional como pesquisador e, em 2017, assumiu a direção da instituição. Desde 2018, ele é membro da mesa de Formação e Capacitação do Ibermuseus, representando o Uruguai.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.