Atualizado em 27 de September de 2014

Ação

Patrimônio

Segundas jornadas de Patrimônio em Risco de Lorca

II_Jornadas-patr-riesgo-LorcaEntre os dias 16 e 18 de novembro foram realizadas em Lorca (Murcia, Espanha) as jornadas de Patrimônio em Risco, sob o título“Museus e Sismos”, iniciativa da Subdireção Geral de Museus Estatais da Espanha e do Programa Ibermuseus, em colaboração com a Agência Espanhola para a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento (AECID), a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), o governo de Múrcia e a Prefeitura de Lorca.

A meta do encontro foi a elaboração de um documento de recomendações de prevenção e de atuação destinado aos museus situados em zona de risco sísmico.

Apresentação

O patrimônio museológico mundial está sujeito a constantes vulnerabilidades e desastres que afetam os países mais além de suas fronteiras. Por isso, é necessário que as instituições e os órgãos responsáveis de museus em cada país compartilhem informações e adotem medidas coordenadas de proteção e gestão de riscos, para prevenir e minimizar a perda do patrimônio próprio e compartilhado.

Objetivos das Jornadas

Uma das linhas de ação do Ibermuseus é promover a criação de uma rede de profissionais na área de proteção e de gestão do patrimônio museológico ibero-americano em situação de emergência. Seguindo essa premissa, as jornadas foram pensadas para, dentro da área ibero-americana, compartilhar experiências nacionais, difundir boas práticas nos âmbitos técnico e institucional e promover a formação de técnicos com responsabilidade na gerência e na proteção do patrimônio museológico em casos de emergência.

Resultados

Os participantes, chilenos, mexicanos e espanhóis, acordaram prioridades políticas e técnicas na gestão do patrimonio museológico em risco e uma série de recomendações:

– Sensibilizar a sociedade sobre a importância do patrimônio cultural para o bem estar social e seu papel na recuperação da normalidade.

– Incorporar técnicos do patrimônio cultural nos âmbitos decisórios, como Comissões Nacionais, Autonomias Locais de Proteção Civil.

– Promover a coordenação interinstitucional e o trabalho interdisciplinar, a fim de manter atualizadas as bases de dados com pessoas e instituições que poderão colaborar com os museus em caso de emergência.

– Reiterar a importância dos registros, inventários e documentação das coleções patrimoniais que resguardam os museus.

– Reafirmar a relevância da formação e da capacitação dos profissionais no âmbito da prevenção.

– Aplicar no museu aspectos técnicos relativos à prevenção, como identificação de riscos, definição de medidas de prevenção, elaboração de Planos de Emergência e de Planos de Manutenção, e a incorporação de critérios de prevenção sísmica nos planos de emergência, tanto em relação às pessoas, quanto às coleções.

Além disso, Alam Trampe, como diretor da linha de ação do Programa Ibermuseus para a Atenção ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco e Subdiretor de Museus no Chile, anunciou a colaboração técnica e financeira, oferecida pelo Programa Ibermuseus e o Ministério de Cultura espanhol para contribuir para a recuperação do Museu Arqueológico Municipal de Lorca.

As conclusões completas destas jornadas podem ser consultadas na web da Secretaria de Estado de Cultura da Espanha.

Más información: http://www.mcu.es/novedades/2011/novedades_Patrimonio_Riesgo.html.