Atualizado em 23 de May de 2018

Uruguaiuruguai-1-aspect-ratio-276x276

Colóquio Internacional de Museologia Crítica em Montevidéu

Organizado pela Coordenação de Museus da Direção Nacional de Cultura do Uruguai e com a presença de conferencistas estrangeiros, o evento acontecerá na quinta-feira, 24 de maio, na sala de conferências do Museu Nacional de Artes Visuais

As comemorações dos 180 anos de museus no Uruguai e os 200 anos do nascimento de Karl Marx, uma figura inescapável nas ciências sociais e humanidades, nos dão boas razões para criar um espaço de reflexão, intercâmbio e propostas sobre os museus latino-americanos, com abordagens da Museologia Crítica.

Um espaço que propõe leituras sobre a história, o presente e o futuro dos museus e museologia em nossa região. Que aborde o museu como uma instituição criativa e criadora, não neutra, permeada por conflitos de interesses políticos, sociais, econômicos, técnicos e profissionais. Um espaço que problematiza a função social do museu, entendido não como uma enteléquia (isolada ou auto-suficiente), mas como uma instituição fortemente ligada ao seu contexto, com capacidade transformadora. Um espaço que convoca aqueles que entendem que, além de todas as dificuldades, melhores museus são possíveis.

Conheça a programação completa: http://museos.uy/index.php/noticias/item/1588-coloquio-internacional-de-museologia-critica-en-montevideo