Atualizado em 18 de July de 2018

Notícias, Observatório

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

Atualizado o manual de aplicação do Sistema de coleta de dados de público de museus

Sistema de recolección de datos de público de museos

O Programa Ibermuseus, através do Observatório Ibero-americano de Museus, acaba de publicar a edição atualizada do manual de aplicação do Sistema de coleta de dados de público de museus.

O texto do documento foi revisado pelo OIM em conjunto com Eloísa Pérez Santos, Professora Titular da Universidade Complutense de Madri na área de pesquisa sobre públicos de museus e exposições, coordenadora científica do Laboratório Permanente de Público de Museus da Subdireção Geral de Museus Estatais (SGME) da Espanha e autora da primeira edição da ferramenta.

Nesta nova versão, juntamente com outras implementações, dois arquivos independentes foram criados para registrar os resultados, com o primeiro dedicado à codificação e anotação dos dados do questionário de estudos públicos do OIM, e o segundo para registrar dados quantitativos de investigações anteriores sobre o assunto.

O Sistema de coleta de dados de público de museus foi disponibilizado por Ibermuseus aos museus ibero-americanos em 2016. Com esta ferramenta, qualquer museu, independentemente do seu tamanho, disciplina, recursos ou localização poderá realizar uma primeira aproximação a seus públicos, desenvolvendo uma pesquisa básica com metodologia simples, porém, com rigor científico.

O manual de aplicação pode ser acessado neste link, já os questionários e outros materiais devem ser solicitados ao Programa Ibermuseus por meio do preenchimento de um formulário, disponível neste link.

Solicitamos às instituições interessadas que após a utilização desta metodologia, compartilhem conosco os dados de seus estudos, para que assim, possamos conhecer o perfil do público que visita os museus da nossa região.