Atualizado em 11 de July de 2014

Palavras-chave
Notícias, Situação de Risco
País

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

Ação

Patrimônio

A fragata Nuestra Señora de las Mercedes

O Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha (MECD) apresenta, coincidindo com a abertura da exposição “El último viaje de la fragata Mercedes”, no Museu Arqueológico Nacional, o site La fragata Nuestra Señora de las Mercedes. Patrimonio subacuático recuperado, projeto financiado pelo Programa Ibermuseus em colaboração com a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB).

A fragata Nuestra Señora de las Mercedes foi uma embarcação de guerra enviada pela Espanha, em 1803, ao vice-reinado do Peru, com a missão de trazer de volta bens que ajudassem à recuperação das arcas do Estado, ressentidas como consequência do enfrentamento bélico com a Grã-Bretanha. Ao seu regresso, em outubro de 1804, o grupo de navios espanhóis em que a Mercedes navegava foi atacado, já perto da Península Ibérica, por quatro embarcações da armada inglesa, resultando desse combate o afundamento da fragata Mercedes e o apresamento do resto das naves espanholas.

Processo judicial da recuperação patrimonial

O caso do litígio para reparar a espoliação sofrida por este barco, e a recuperação e a valorização dos bens culturais procedentes do mesmo, é um fato sem precedentes na gestão nacional e internacional do patrimônio cultural subaquático. Para tratar o assunto, osite é concebido como um ponto de acesso único a toda a informação gerada ao redor do caso: os dados históricos da longa viagem da fragata, o seu passado, presente e futuro, assim como os detalhes do processo legal para a restituição dos bens espoliados, do projeto de retorno do carregamento, dos bens recuperados, etc.

O objetivo de esta iniciativa é divulgar a rica história deste caso, com o intuito de valorizar o patrimônio cultural subaquático e sua correta conservação e preservação, e conscientizar e educar sobre a importância do patrimônio subaquático.

A consulta dos bens culturais recuperados também pode se realizada através da Rede Digital de Coleções de Museus de Espanha,CER.ES. Assim mesmo, podem ser consultadas nesse link os vinte e sete documentos que, sobre a própria fragata e a sua historia, são custodiados nos Arquivos Estatais e são mostrados na exposição temporária.

Para mais informação sobre o caso, e outras notícias sobre patrimônio subaquático, consulte o site do MECD:

Inauguración de la primera exposición de la fragata “Nuestra Señora de Las Mercedes”.

España participará en el proyecto mexicano de investigación arqueológica subacuática de la flota la Nueva España.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.