Atualizado em 29 de August de 2014

Assistência técnica emergencial ao Museu Mello Leitão Filho (Espírito Santo, Brasil)

Contexto

O Museu de Biologia Mello Leitão, fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi (1915-1986), foi uma unidade museológica do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura, ate o dia 6 de fevereiro de 2014, quando foi transferido para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e teve alterada a sua denominação para Instituto Nacional da Mata Atlântica.

A instituição localiza-se no município de Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, região com cerca de 40% de seu território coberto por  Mata Atlântica preservada. O bioma destaca-se por ter uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo e o MBML é uma das principais instituições de preservação do patrimônio natural do país.

O MBML tem como principais objetivos a coleta e o estudo de espécies de plantas e animais, com fins científicos, a pesquisa biológica, especialmente a flora e a fauna da Mata Atlântica, a educação ambiental e a preservação da memória de Augusto Ruschi.

O museu possui um acervo com aproximadamente 40 mil exemplares, destacando-se as coleções de beija-flores, morcegos e o herbário; mantém as estações biológicas de Santa Lúcia e Caixa d’Água, ambas no município de Santa Teresa; desenvolve pesquisas biológicas e atividades de educação ambiental e conta com biblioteca especializada,  atraindo a atenção de pesquisadores e visitantes de várias localidades do mundo; publica semestralmente o Boletim do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, destinado à divulgação de pesquisas nos diversos ramos da biologia.

Entretanto, desde o dia 21 de dezembro de 2013, o Museu suspendeu a visitação pública, quando foi atingido por intensas chuvas que provocaram duas inundações em suas instalações e deslizamento de terra. O deslizamento ocorreu na base do Pavilhão de Ornitologia, em uma extensão aproximada de 15m de largura por 10m de altura. A inundação, com histórico parecido em 1979 e em 2000, afetou o Pavilhão de Ornitologia, a Casa de Hóspedes, o Auditório, o Viveirão, o Viveiro dos Quelônios, o Stand de Orquídeas e a Casa das Epífitas.

Auxílio técnico emergencial oferecido pelo Programa Ibermuseus

A partir das demandas realizadas pelo Museu ao Departamento de Processos Museais do IBRAM, o mesmo solicitou apoio ao Programa Ibermuseus na recuperação da instituição, com o objetivo de enviar missão de arquitetos e engenheiros para o diagnóstico do museu após a catástrofe ocorrida entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, e elaborar projeto de intervenção para a recuperação da instituição museológica.

Ibermuseus aportou fundos para a contratação de empresa de engenharia para elaboração de um «Estudo Geotécnico Preliminar» que apresenta análises de todas as áreas e problemas observados, incluindo a estimativa de custos para elaboração  de projetos executivos que auxiliem na recuperação integral do Museu.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.