Atualizado em 03 de October de 2016

3ª Mesa Técnica de Formação e Capacitação

Mesa Tecnica2_feat

Realizada de 7 a 9 de setembro, paralelamente ao curso de Conservação Preventiva e Gestão de Riscos, a terceira Mesa Técnica de Formação e Capacitação reuniu representantes de Brasil, Cuba, Espanha, México, Portugal e Uruguai, além da Unidade Técnica do Programa Ibermuseus e da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), para discutir as iniciativas da linha de ação, revisar as atividades realizadas em 2015 e 2016 e definir as próximas atividades formativas para a região.

Dentre os resultados da reunião, pode-se destacar que os membros acordaram que a linha de Formação e Capacitação do Programa Ibermuseus deva realizar dois cursos de capacitação por ano, sendo um regional e um transversal, e que será permitida a participação de profissionais independentes da região em tais atividades de formação, levando-se em consideração as o perfil e as exigências de cada ação.

Também ficou decidida a formação de dois grupos de trabalho, sendo o primeiro: Aliança e Redes, com representantes de Cuba, Espanha e Uruguai, que irão apresentar uma proposta contendo organismos e instituições que possam apoiar atividades futuras. O segundo: Planejamento Acadêmico, formado por representantes de Brasil, México e Portugal, irá planejar as ações de formação propostas para 2017.