Atualizado em 12 de August de 2014

Encontro, Eventos, INSTITUCIONAL

VII Encontro Ibero-Americano de Museus

De 28 a 30 de outubro de 2013, Barranquilla, Colômbia.

EIM_VII

A sétima edição do Encontro Ibero-Americano de Museus, a reunião dos máximos representantes dos órgãos responsáveis dos museus da Ibero-América, teve como objetivo debater sobre o contexto do setor na região, alinhar e discutir políticas públicas ao redor do tema «Memória e Mudança Social«.

O VII Encontro foi uma iniciativa do Programa Ibermuseus em parceria com o Ministério da Cultura da Colômbia, seu Museu Nacional, seu Programa de Fortalecimento de Museus e à Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), em associação com a Secretaria da Cultura de Barranquilla, o Parque Cultural do Caribe, a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a Agência Presidencial para a Cooperação da Colômbia (APC) e a Marca País Colômbia.

O tema «Memória e a Mudança Social» foi definido com o objetivo de destacar os avanços na área da museologia e o aprofundamento das reflexões e implicações derivados da apropriação social dos acervos museológicos.

Partindo deste objetivo, aconteceram conferências e debates em três eixos centrais: vida cultural, museus e desenvolvimento local; memória, identidade e mudança social; e conhecimento, cultura e educação, na confiança de contribuir ao debate sobre fortalecimento das políticas de valorização da memória e do desenvolvimento social.

O Encontro também marcou a comemoração da Década do Patrimônio Museológico 2012-2022, iniciativa do Programa Ibermuseus em homenagem ao 40º aniversário da celebração da Mesa Redonda de Santiago do Chile em 1972, evento que inaugurou uma nova visão interdisciplinar e social dos museus na Ibero-América.

Documento final: Declaração de Barranquilla.

Links de interesse:

Web do VII Encontro Ibero-Americano de Museus