Atualizado em 18 de August de 2014

Encontro, Eventos, INSTITUCIONAL

IV Encontro Ibero-Americano de Museus

24 a 26 de maio 2010, Toledo, Espanha.IV_EIM

A reunião anual dos representantes de museus da comunidade ibero-americana foi realizada nessa edição com o tema “A institucionalização das políticas públicas na área de museus nos países da Ibero-América«.

Os representantes de 19 países da região puderam expor suas experiências e propor iniciativas a respeito do tema central do evento, cujo objetivo foi continuar a criação de laços entre responsáveis de museus dos países ibero-americanos, e consolidar a construção de objetivos comuns, compartilhando experiências no debate sobre o tema do Encontro.

A Declaração de Toledo, documento síntese do Encontro, reforçou o compromisso dos países da comunidade ibero-americana em seguir trabalhando para o fortalecimento das políticas públicas e o desenvolvimento de sistemas nacionais de museus por meio da cooperação. Acordaram, ainda, impulsionar ações para a atenção do patrimônio em situação de risco e intensificar as ações de comunicação e participação social dos museus, garantindo a proteção e a expressão da diversidade cultural ibero-americana.

Documento final: Declaração de Toledo.

Confira aqui a peça de áudio da RTVE (Radio Televisão Espanhola) sobre o Encontro.