Atualizado em 18 de August de 2014

II Encontro Ibero-Americano de Museus

7 a 11 de julho de 2008, Florianópolis, Brasil

II_EIM

O II Encontro Ibero-Americano de Museus teve como tema “Os museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, coincidindo com a reflexão adotada durante o Ano Ibero-Americano de Museus 2008.

Organizado pelo Departamento de Museus e Centro Culturais do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU – IPHAN, hoje Instituto Brasileiro de Museus -IBRAM-), em colaboração com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Associação Brasileira de Museologia.

A reunião contou com a presença da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), da Organização das Nações Unidas para a Educação, cheap beats uk a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), do Instituto Latino-Americano de Museus (ILAM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR) e da Rede Centro-Americana de Museus (REDCAMUS), além de representantes dos setores museológicos de 20 países membros da Comunidade Ibero-Americana: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Esta iniciativa confirmou o compromisso dos países da Ibero-América, firmado na Declaração da Cidade de Salvador durante o I cheap beats Encontro Ibero-Americano de Museus, em colaborar com a definição de políticas públicas para museus no espaço cultural Ibero-Americano por meio da Rede Ibero-Americana de Museus.

Os assuntos debatidos pelos participantes do encontro foram:

– Os avanços na consolidação do programa de cooperação Ibero-Americano Ibermuseus.

– Criação do Portal Ibermuseus.

– As atividades do Ano Ibero-Americano de Museus.

– A agenda para os anos 2009 e 2010: o III e o IV Encontro Ibero-Americano de Museus, assim como a Conferência Internacional de Museus.

Documento relacionado:  here