Atualizado em 27 de November de 2018

Patrimônio, Publicação
Ação

Patrimônio

Reorganize suas coleções em depósito

RE-ORG_Ibermuseos_2

O Programa Ibermuseos, o ICCROM e o Instituto Canadense de Conservação (CCI) têm o prazer de oferecer um novo kit de recursos RE-ORG para download gratuito espanhol e português.

Mais de 55.000 museus existem no mundo, e normalmente 90% de seus objetos estão em depósitos. À medida que as coleções crescem, os recursos financeiros continuam a diminuir, deixando os museus lutando para garantir que seus tesouros armazenados sejam adequadamente atendidos e acessíveis.

O RE-ORG é um método desenvolvido pelo ICCROM e pelo CCI, que responde diretamente a essa questão. Em quase uma década, o RE-ORG foi aplicado a mais de 100 museus em todo o mundo através de workshops práticos, sessões de mentores e treinamento on-line.

Essa metodologia testada em campo agora foi capturada em um kit de quatro partes, que orienta você no processo de transformar a área de armazenamento do seu museu, para que você possa recuperar o controle de sua coleção.

Com o apoio do Programa Ibermuseus, essa nova versão do método, publicado também em inglês e em francês, foi traduzido ao espanhol e ao português.

O kit RE-ORG contém:

• Uma estrutura simples e flexível, fácil de navegar.
  • Toneladas de dicas e truques para otimizar o espaço, o equipamento, o tempo e o dinheiro, coletados ao longo dos anos de muitos colegas que aplicaram o RE-ORG em todo o mundo.
  • Um layout visualmente atraente e fácil de usar.

E todos os requisitos básicos:

• Uma apostilha com instruções passo a passo que será aplicada a quase qualquer projeto.
  • Planilhas e modelos para ajudar a capturar a situação existente.
  • Recursos adicionais para atender às suas necessidades e interesses específicos.
  • Uma ferramenta de autoavaliação para ajudá-lo a diagnosticar rapidamente a situação do seu depósito.

Experimente! Use o método RE-ORG para reorganizar suas coleções no depósito ou para fornecer conselhos a outras pessoas.

Faça o download:

RE-ORG: um método para reorganizar a reserva técnica de museus

RE-ORG: un método para reorganizar el depósito del museo