Atualizado em 05 de September de 2018

Palavras-chave
Bolsas

Bolsistas do Ibermuseus nos contam como foi sua experiência em outro país ibero-americano

Ibermuseos_Banner_Bolsas

A convocatória das Bolsas Ibermuseus de Capacitação segue aberta até o dia 25 de setembro. Em sua terceira edição, este projeto busca fortalecer as competências e conhecimentos dos trabalhadores de museus na Ibero-América por meio de capacitação teórica e prática. Aqui você encontra o regulamento completo. As inscrições são feitas pela plataforma Convocatórias Ibermuseus.

Em suas duas primeiras edições, as Bolsas Ibermuseus de Capacitação beneficiaram 34 profissionais de nove países ibero-americanos, interconectando 48 instituições. Alguns desses trabalhadores deram seu depoimento ao Programa Ibermuseus, e nos contam como foi sua experiência em outro país da região e como essa capacitação ou residência profissional os ajudou a melhorar o trabalho em sua própria instituição.

Conheça essas importantes experiências e anime-se a participar da convocatória de 2018.

Jose Warles Díaz, Conservador de Coleções do Museu de La Salle, Bogotá, Colômbia

Jose Warles Díaz participou do curso de gestão de coleções focado em museus de história natural, realizado por Trasmmiting Science e o Museu de Ciências Naturais de Barcelona, de 23 a 27 de abril de 2018.

“Foi uma experiência incrível, enriquecedora tanto para mim como para o Museu de La Salle, a instituição que represento. O curso coincide com o processo de reorganização de coleções do museu e a aplicação dos conhecimentos adquiridos foi imediata. O material bibliográfico é muito útil para o desenvolvimento das atividades de nossa instituição.”

“De volta ao Museu de La Salle foram realizadas várias jornadas de conversas sobre as temáticas desenvolvidas no curso, dirigidas à equipe de trabalho do museu e também a estudantes e profissionais usuários dessas coleções. Foram utilizados tanto o material obtido no curso como o material que consegui a partir das relações geradas com outros profissionais do campo e instituições que participaram do curso.”

“A experiência de ser bolsista de Ibermuseus foi muito gratificante. É positivo contar com esse tipo de apoio para poder alcançar objetivos que de outra maneira seriam mais complicados.”

Eva Llamazares, especialista em educação, acessibilidade e inclusão da Direção Nacional de Museus da Argentina

Eva Llamazares participou do 5° Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio, realizado no Museu Marítimo de Barcelona de 14 a 16 de junho de 2018, no qual apresentou o projeto “Accesibilidad 360” do Ministério de Cultura da Argentina.

“Tive a oportunidade de apresentar o projeto no qual estou trabalhando e compartilhar as ações acessíveis que estamos desenvolvendo. Conhecer profissionais que trabalham na gestão e estratégias de acessibilidade em museus e ter a possibilidade de visitar espaços patrimoniais para ver a implementação das diretrizes sobre a temática foram um adicional à formação.”

“No meu retorno, cataloguei o material visual registrado, os guias sobre acessibilidade em museus e em exibições, com o objetivo de fazê-los circular a partir das demandas locais e dentro do programa de formação da Direção Nacional de Museus, realizando apresentações às equipes dos museus nacionais sobre o material recolhido e gerando linhas de trabalho sobre a temática, que é transversal a todas as áreas.”

“Ter a possibilidade de postular às BIC se transformou em uma oportunidade de crescimento no âmbito profissional, inclusive o processo de solicitação foi um bom exercício de reflexão sobre minha prática de trabalho.”

Andrea Lombardi, responsável pela área de parcerias institucionais e corporativas do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil

Andrea Lombardi realizou residência profissional no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa – MAAT, alocada na área de relações institucionais de 8 a 22 de janeiro de 2018.

“Acompanhei diariamente as tarefas relacionadas com a área, participei de reuniões com parceiros e órgãos governamentais e fiz parte da rotina de relacionamento com setores internos e externos da agenda institucional do museu. Conhecer outros profissionais e estar em uma nova instituição faz você ter um outro olhar sobre o museu onde trabalha.”

“Voltei com muitas referências do MAAT (e também de outras instituições de Portugal) e ideias de novos projetos. Em maio, realizei um encontro aberto no MAM, durante a 16ª Semana de Museus do Brasil, onde pude compartilhar minhas impressões sobre a relação das novas mídias e museus. Ainda tenho contato com o pessoal do MAAT e neste momento estamos pensando em uma parceria para a itinerância de uma exposição.”

“Ter sido selecionada para a Bolsa Ibermuseus de Capacitação foi uma oportunidade maravilhosa de articulação e de estabelecer novos contatos para meu desenvolvimento profissional e pessoal.”

Viviane Sarraf, diretora executiva do Museus Acessíveis – Treinamento e Desenvolvimento de Acessibilidade

Viviane Sarraf participou do 4º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio em Lisboa, no qual apresentou sua pesquisa de pós-doutorado sobre o tema.

“Pude conhecer os programas de acessibilidade dos museus portugueses para compartilhar a experiência com colegas do Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus (GEPAM) e interessados em geral. Também iniciei um diálogo com a Comissão Permanente do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio com o objetivo de realizar uma edição em São Paulo, Brasil.”

“Na minha volta, eu realizei um minicurso em parceria com o Memorial da Inclusão da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre Acessibilidade em Museus de Portugal, aberto a todos os participantes do GEPAM e demais interessados. As vagas foram totalmente preenchidas e os participantes apreciaram bastante os materiais apresentados.”

“A Bolsa Ibermuseus de Capacitação foi uma excelente oportunidade para ampliar o alcance de minhas pesquisas e ações profissionais e ampliar minha rede de contatos com instituições portuguesas, espanholas e brasileiras.”

 

Na próxima semana, apresentaremos mais depoimentos de bolsistas das Bolsas Ibermuseus de Capacitação. Fiquem atentos!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Não perca a 3ª edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.