Atualizado em 22 de August de 2017

Palavras-chave
10 anos
País

Peruperu-aspect-ratio-276x276

Peru: Agenda de eventos dos 10 anos da Declaração de Salvador

Conferência “Conservación y Restauración del Patrimonio Histórico Religioso del Templo de Santa Clara de Ayacucho: El Retablo Menor de Jesús Nazareno – Patrono de Huamanga”

Data: 30 de junho

Local: Museu Histórico Regional de Ayacucho

Evento: A conferência proporciona aos participantes as noções básicas de restauração e conservação do Retábulo Menor de Jesus Nazareno, que data do século XVII e é parte de um dos principais templos de Ayacucho.

Objetivo: Formar estudantes e funcionários interessados nos protocolos de conservação e restauração de bens culturais móveis, e estabelecer redes de cooperação para a proteção e conservação do patrimônio cultural.

Mais informações: http://museos.cultura.pe/museos/

 

Futurismo y Velocidad

Data: 7 de junho a 6 de agosto

Local: Museu de Arte Italiano, Lima

Evento: Exposição e programas educativos em torno à revolução plástica das vanguardas que reivindicavam uma estética baseada no rechaço da natureza e da emoção, denominada Futurismo.

Objetivo: Exibir os processos estilísticos dos futuristas como as cores vivas, justaposição de varias formas, decomposição do movimento em uma sucessão rítmica de planos simultâneos que se compenetram.

Mais informações: http://museos.cultura.pe/museos/

 

Lançamento “Somos Libres: Ayacucho: 1824 – 2024”

Data: 28 de junho

Local: Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia do Peru, Lima

Evento: Apresentação da publicação.

Objetivo: Destacar a relevância do processo de Independência Nacional para todos os peruanos. Mostrar à coletividade a existência da Capitulación de Ayacucho, como documento de suma importância para o país e o continente americano, com o qual se sela a independência do Peru.

Mais informações: http://museos.cultura.pe/museos/

 

“El viaje de retorno: piezas repatriadas

Data: Junho

Local: Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia do Peru, Lima

Evento: Exposição temporal das peças repatriadas nos últimos cinco anos e que fazem parte das coleções do museu.

Objetivo: Ressaltar a importância da cooperação e dos benefícios que traz o trabalho entre as nações que lutam contra o tráfico de patrimônio cultural móvel.

Mais informações: http://mnaahp.cultura.pe

 

Terceiro curso de Arte Popular Tradicional: Tierras de Tradiciones

Data: 24 de junho a 22 de julho

Local: Museu Nacional da Cultura Peruana, Lima

Evento: O curso destaca o estudo dos materiais, técnicas, formas, desenhos, iconografia, história, centros de produção e principais artistas populares recentemente pesquisados em diversas regiões do Peru, com a intenção de compreender seu surgimento e sua continuidade.

Objetivo: Promover novos conhecimentos e reflexões sobre a arte popular e tradicional de Puno, Cuzco, Piura, Lima, Amazonas, Ucayali, Junín, La Libertad, Huánuco e Tacna, reconhecidas como Terras de Tradicionais.

Mais informações: http://museos.cultura.pe/museos/

 

Conferências “Museo: Patrimonio e identidad”

Data: 15 e 19 de junho

Local: Museu de Sítio de Chan Chan, Trujillo

Evento: As conferências abordam os temas relacionados ao Museu de Sítio de Chan Chan e sua relação com o patrimônio cultural e a identidade: “Museu memória e identidade” (César Gálvez Mora) e “Museu de Sítio Chan Chan e a continuidade cultural” (Víctor Piminchumo Hurtado).

Objetivo: Sensibilizar e informar sobre a importância e o papel dos museus na transmissão do valor e do significado do patrimônio cultural para fortalecer a identidade cultural e a autoestima da comunidade do entorno de Chan Chan.

Mais informações: www.ddclalibertad.gob.pe

 

Oficina de Gestão de Riscos para a Comunidade

Data: 9 de junho

Local: Museu de Sítio de Túcume

Evento: Oficina dirigida à comunidade local, no marco das atividades planejadas pelas 35 instituições populares, integrantes do ECOMUSEO TÚCUME. Há ações cívicas de limpeza pública nos pontos focais identificados previamente com ajuda do exército peruano.

Objetivo: Incorporar a comunidade local nos planos de conservação do Museu, utilizando o patrimônio como uma ferramenta para o desenvolvimento integral da comunidade sob os conceitos de sustentabilidade com inclusão social e igualdade de gênero.

Mais informações: www.museodesitiotucume.org

 

Una jornada con los Tallanes

Data: Agosto-Setembro

Local: Museu de Sítio de Narihualá, Piura

Evento: Visitas guiadas a estudantes primários e secundários do distrito de Catacaos, incluindo o Museu de Sítio de Narihualá, a Huaca Narihualá e demonstrações ao vivo de ourives e de tecidos de palha toquilla, ressaltando que essas técnicas de origem pré-hispânica que ainda sobrevive neste território são parte do valioso patrimônio imaterial que representa Piura.    

Objetivo: Fomentar nas crianças de Catacaos o autorreconhecimento e a valorização de seu próprio legado cultural. Promover a apropriação social do patrimônio cultural, material e imaterial.

 

Religiosidad Andina

Data: 18 de maio a 31 de junho

Local: Museu de la Nación, Lima

Evento: A exposição temporal tem como temática a religiosidade na arte andina, desde os tempos pré-hispânicos até a atualidade. São expostos bens culturais de arte pré-colombiana, como têxtil, cerâmica, metais, além de pinturas dos períodos colonial e republicano e peças de arte popular até pintura contemporânea.

Objetivo: Divulgar o Patrimônio Cultural da Nação dos períodos pré-hispânico, colonial, republicano e contemporâneo.

Mais informações: http://museos.cultura.pe/museos/museo-de-la-nación

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.