Atualizado em 22 de August de 2017

Palavras-chave
10 anos
País

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

Espanha: Agenda de eventos dos 10 anos da Declaração de Salvador

Apresentação pública do Registro de Museus Ibero-americanos

Data: 28 de junho

Local: Museu de América, Madri

Evento: O Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha, com a presidente do Programa Ibermuseus, apresenta o Registro de Museus Ibero-americanos, uma plataforma digital que promove o conhecimento da diversidade museal da região, oferecendo informação sistematizada e comparável dos museus ibero-americanos. O projeto, desenvolvido de forma colaborativa pelos 12 países integrantes do Programa Ibermuseus poderá abrigar os dados de mais de 9.000 instituições.

Objetivo: Promover o conhecimento do RMI como ferramenta de divulgação da riqueza e da diversidade dos museus da Ibero-América, que facilita o intercâmbio de informação entre as administrações públicas, os museus e seus profissionais, contribuindo assim ao fomento das redes de cooperação e à implantação das políticas públicas para o setor.

Mais informações: http://www.rmiberoamericanos.org e http://www.ibermuseos.org/noticias/registro-de-museus-ibero-americanos-rmi-os-museus-da-ibero-america-em-um-mesmo-lugar/

 

Luna de Sefarad

Data: 23 de Junio, 15 de Julio y 12 de Agosto

Local: Museo Sefardí, Toledo

Evento: O Museu Sefardí de Toledo propõe um programa especial de concertos multiculturais onde a música e a lua jogam um papel estelar: passear sob a lua de Sefarad pela velha Judería de Toledo e seguir até a Sinagoga de Samuel ha Leví, onde se celebram a mítica Noite de San Juan e as Luas Novas de Julho e Agosto.

Mais informações: http://www.museosefardi.es/

 

Doris Salcedo. En conversación con Estrella de Diego

Data: 6 de outubro

Local: Palácio de Cristal do Parque do Retiro, Madri

Evento: Com motivo da exposição “Doris Salcedo. Palimpsesto”, organizada pelo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía e que estará exposta no Palácio de Cristal do Parque do Retiro, entre 6 de outubro de 2017 e 1º de abril de 2018, será realizado um debate entre Estrella de Diego e a própria artista, Doris Salcedo.

Objetivo: Aprofundar os conteúdos da exposição e oferecer ao público a visão da artista sobre seu trabalho.

Mais informações: http://www.museoreinasofia.es

 

Nelly Richard. Conferencia magistral

Data: 19 e 20 de outubro

Local: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri

Evento: As conferências magistrais do Museu Reina Sofia são um programa público que convida a um historiador da arte de ampla trajetória reconhecido prestígio crítico, cuja obra se caracterizou por explorar as tensões metodológicas da disciplina. Em 2017, a convidada será Nelly Richard, prestigiada teórica e historiadora da arte chilena, chave nos estudos sobre memória e diferença, nas distintas aproximações ao conceitualismo latino-americano, os estudos culturais e as relações entre arte e política durante as ditaduras latino-americanas.

Objetivo: Mostrar ao público as teorias de Nelly Richard, sobre os diferentes aspectos da arte contemporânea latino-americana, seus estudos sobre a memória e a diferença e os estudos culturais no contexto político e cultural da América Latina.

Mais informações: http://www.museoreinasofia.es

 

I Foro Ibérico De Jóvenes Investigadores – Museologías: Teorías, Contextos, Relatos, Experiencias

Data: 18 de novembro

Local: Museu Nacional De Escultura, Valladolid

Evento: Encontro de caráter acadêmico e científico destinado a jovens que realizam pesquisa em museologia. Organizado por instituições portuguesas e espanholas, é destinado aos membros da jovem comunidade acadêmica dos países ibéricos, assim como a doutorandos e doutores que se ocupam da historia e da realidade da museologia hispano-lusa e ibero-americana.

Objetivo: Conectar os esforços dispersos e solitários dos jovens museólogos, facilitar o intercâmbio de conhecimentos, experiências e metodologias, oferecer uma plataforma de debate público, fomentar a reflexão crítica e defender a profissionalização museológica.

Mais informações: www.museoescultura.mcu.es, www.universidad-museo.com e cursos.museoescultura@mecd.es

 

Entre el Viejo y el Nuevo Mundo. De Falla a Piazzola.

Data: 4 de novembro

Local: Museo Nacional De Escultura, Valladolid

Evento: Recital a cargo da pianista Eva Gigosos. O concerto presta homenagem à riqueza da composição pianística de grandes músicos ibero-americanos do século XX: o argentino Astor Piazzola, o mexicano Carlos Chávez, o espanhol exilado Rodolfo Halffter ou os espanhóis Falla y Mompou.

Mais informações: www.museoescultura.mcu.es

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.