Ibermuseus participa do 9º Encontro Paulista de Museus

O evento, realizado na cidade de São Paulo, Brasil, teve como tema Infraestrutura e Segurança

Foi realizada nos dias 19 e 20 de junho a 9ª edição do Encontro Paulista de Museus (EPM), o maior evento do campo do estado de São Paulo, Brasil. O tema dessa edição foi Infraestrutura e Segurança. A iniciativa, organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com apoio da ACAM Portinari, teve mesas de debates, conferência, workshops e painéis digitais que discutiram a adoção das boas práticas das instituições museológicas paulistas.

O programa Ibermuseus participou da mesa de debate “Formas de financiamento para museus” com a experiência do Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco.

Na palestra principal, com foco no tema Infraestrutura e Segurança, Uta Stapf e Kevin Clarke, do Schwules Museum, relataram como este museu gay de Berlim, criado em 1985, enfrentou o desafio de ter que mudar de sede, passando a ocupar recentemente 1.600 m2 de uma antiga instalação de indústria gráfica, para poder atender ao crescimento da instituição.