V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários

VEIEMCA Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, juntamente com a Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC, em parceria com diversas instituições do Brasil e do exterior, organizam a 5ª edição do Encontro que terá como tema central “Iniciativas museológicas comunitárias: construindo caminhos para o bem-viver”.

O Encontro será realizado em Juiz de Fora – Minas Gerais – Brasil, de 14 a 17 de outubro de 2015, nas dependências do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Uma programação bem diversa e de caráter híbrido – acadêmico e comunitário – está sendo preparada com o objetivo de promover trocas entre pesquisas e experiências, conhecimentos científicos e saberes populares.

A diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (DPMUS/Ibram), Manuelina Duarte; o antropólogo José Jorge de Carvalho (UNB – Brasil); a coordenadora e fundadora do Museu da Maré, Cláudia Rose Ribeiro da Silva; o museólogo Mário Chagas (UniRio)  e os internacionais Teresa Morales Lersh (UMCO / INAH – México) e Alberto Garlandini (ICOM – Itália) já estão confirmados para palestrar no V EIEMC.

Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.eiemc2015.com/.