V Congresso Chileno de Conservação e Restauração

Conservação e Institucionalidade Cultural na América Latina. IMAGEN_4

Projetos, experiências e desafios.

22 a 24 de Julho de 2015

SIMPÓSIO DE ESPECIALIDADE

A gestão de riscos: casos e experiências para a conservação do patrimônio cultural da América Latina.

Recentemente, América Latina foi testemunho de numerosos desastres de origem natural, que incluem terremotos, tsunamis, inundações, erupções vulcânicas e incêndios incontroláveis, mas também processos contínuos como a contaminação ambiental, a humidade ou a iluminação inadequada, que afetam o patrimônio cultural comprometendo seus valores e tornando difícil seu cuidado, divulgação e transmissão no futuro.

Em resposta a esses desafios em nível internacional, diferentes instituições lideradas pelo Centro Internacional de Estudos para a Conservação e a Restauração dos Bens Culturais (ICROM) vêm desenvolvendo a gestão de riscos como uma metodologia para a conservação dos sítios e coleções, a partir de cursos, encontros e publicações.

Diante desse panorama e como resultado do segundo curso internacional de Gestão de Riscos, organizado em 2013 pelo Centro Nacional de Conservação e Restauração do Chile (CNCR), o programa LATAM, do ICROM e o PROGRAMA IBERMUSEUS, o simpósio busca fomentar o intercâmbio dos conhecimentos técnicos produzidos na área de gestão de riscos, ao incentivar e promover o diálogo dos diferentes profissionais, em relação às problemáticas da prática da conservação e a prevenção de riscos; nesta medida, o simpósio é também uma oportunidade de encontro para compartilhar saberes, experiências, desafios, dificuldades e soluções, que possam enriquecer, ou ao menos, convidar aos participantes a uma reflexão sobre o papel desta metodologia em relação às necessidades do patrimônio cultural e sua conservação.

Encontram-se abertas, até o dia 21 de março, as inscrições para a realização de conferências e apresentação de painéis no âmbito do simpósio.

Os resumos devem conter até duas laudas e ser identificados com título, nomes dos autores, dados de contato e enviados para o e-mail gestionderiesgos2015@gmail.com.

Mais informações:

ICCROM.