Sustentabilidade das Instituições Museológicas e de Processos Museais Ibero-Americanos

NInstagram_Painel_Ibermuseusos próximos dias 22, 23 e 24 de junho, o Programa Ibermuseus promove a 1ª Reunião da Mesa Técnica de Sustentabilidade das Instituições Museológicas e de Processos Museais Ibero-Americanos, na sede do Instituto Brasileiro de Museus, em Brasília, Brasil. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é viabilizada pelo ACERCA: Programa de Capacitação para o Desenvolvimento no Setor Cultural, financiado pela Cooperação Espanhola e com a colaboração da Fundação Internacional e para a Ibero-América de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP).

Painel – A Reunião da Mesa Técnica será inaugurada com o painel “Sustentabilidade: reflexões no campo da cultura e dos museus”, aberto à participação do público mediante inscrição prévia em formulário online ou no local do evento, no dia 22 de junho, das 10h às 13h, na sobreloja do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Todos os participantes inscritos receberão certificados de participação, que serão enviados por e-mail posteriormente.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis em formulário online.

O painel será composto por especialistas provenientes da Colômbia, Espanha e Portugal, que debaterão sobre os conceitos e contextos da sustentabilidade no campo da cultura, abrangendo assuntos como: economia da cultura; empreendedorismo e inovação; Conta Satélite da Cultura; modelos de gestão sustentável para instituições culturais; e sustentabilidade dos museus.

Especialistas participantes do Painel:

Ángel Eduardo Moreno (Colômbia)

Lluis Bonet y Augustí (Espanha)

Graça Filipe (Portugal)

As jornadas dos dias 22 (na parte da tarde), 23 e 24 de junho serão restritas aos membros da Mesa Técnica, que juntos discutirão: o panorama em sustentabilidade em cada um dos países membros da Mesa; o panorama da sustentabilidade no âmbito do Espaço de Cooperação Ibero-Americano; os resultados do levantamento preliminar em sustentabilidade das instituições museológicas ibero-americanas; o planejamento da linha de ação; e a definição das atividades da linha.

A Mesa Técnica, responsável pela coordenação da linha de ação, é liderada pelo Brasil, com a participação de representantes do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai, além da assessoria dos organismos parceiros do Programa Ibermuseus, como a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e a Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib). O objetivo do encontro é elaborar o planejamento estratégico da linha de Sustentabilidade e suas ações a curto, médio e longo prazo.

Com esta iniciativa, o Programa Ibermuseus busca fomentar, no âmbito ibero-americano, a criação de políticas públicas culturais para instituições museológicas e processos museais protagonizados por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais, em seus diversos formatos e características, para que sejam reconhecidos e valorizados como parte integrante e indispensável da memória social ibero-americana, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local sustentável do campo museal e promover, no âmbito do Programa, projetos e iniciativas que viabilizem a elaboração e o desenvolvimento de ações estratégicas que auxiliem as instituições e processos museológicos em novos modelos de gestão sustentável (social, cultural, econômica e ambiental).

Além da reunião da Mesa, o Programa Ibermuseus e o Instituto Brasileiro de Museus realizam o Levantamento Preliminar sobre Sustentabilidade das Instituições Museológicas na Ibero-América, que servirá de insumo para a definição do planejamento estratégico da linha de ação. A pesquisa, enviada aos pontos focais do Programa Ibermuseus nos 22 países ibero-americanos, tem o objetivo de identificar o panorama museal ibero-americano em sustentabilidade, com ênfase na área socioeconômica do setor.

Serviço:

1° Reunião da Mesa Técnica de Sustentabilidade das Instituições Museológicas e de Processos Museais Ibero-Americanos.

Abertura e Painel “Sustentabilidade: reflexões no campo da cultura e dos museus”.

Data: 22/6/2015.

Horário: 9h30 às 13h.

Local: Sede do Instituto Brasileiro de Museus, em Brasília.

logos_programacao