Seminário internacional “10 anos de cooperação entre museus”

O evento será realizado em Brasília (Brasil), nos dias 29 e 30 de novembro, e marcará o encerramento das celebrações dos 10 anos da Declaração de Salvador e do Programa Ibermuseus

2017 é um ano de celebração para o Programa Ibermuseus. O último 28 de junho foi marcado pelo aniversário de 10 anos da assinatura da Declaração da Cidade de Salvador, documento que é o marco conceitual de criação do Programa, e que abriu para os países da comunidade ibero-americana um caminho de cooperação e diálogo sem precedentes no âmbito dos museus.

Um ano que não é só de celebração, mas também de reflexão. No próximo mês de novembro, o Programa Ibermuseus, em colaboração com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, realiza o Seminário Internacional “10 anos de Cooperação entre Museus: Museologia Ibero-americana e a Declaração de Salvador”, que ocorrerá no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Na ocasião, especialistas, gestores e profissionais de vários países ibero-americanos se encontrarão na capital brasileira para discutir a contribuição, vigência e aportes teóricos e práticos da Declaração de Salvador à museologia da região, e também sua relação com outros instrumentos normativos internacionais, como a Recomendação UNESCO 2015 para a proteção e promoção de museus e coleções, o papel dos profissionais de museus no desenvolvimento do setor e na valorização do patrimônio, os novos conceitos de museu, as políticas de sustentabilidade, entre outros temas.

O evento, aberto ao público, será realizado ao longo de dois dias e contará com três mesas redondas, dois debates abertos e uma conferência.