Atualizado em 14 de September de 2017

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

MuseoMix 2017

O Museomix é um evento que ocorre simultaneamente em oito países, e é feito por uma comunidade diversificada de designers, artesãos, programadores, mediadores, comunicadores e artistas, amadores ou profissionais, que partilham o desejo de construir um museu aberto, conectado e participativo: o museu do futuro. Unindo ideias engenhosas e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser, os participantes – chamados de “museomixers” – imaginam e constroem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.

Pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, o Museomix acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 10, 11 e 12 de novembro. O projeto teve origem na França, em 2011, e desde então já passou por oito países e 43 museus. Na capital mineira, o Museomix será realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade.

O coração do Museomix MG – Circuito Liberdade será o Rainha da Sucata, um edifício em estilo pós-moderno, construído sob a perspectiva questionadora aos dogmas da época de sua construção. Sua alma vanguardista inspira e encoraja o surgimento de novas ideias, ao mesmo tempo em que carrega consigo a referência histórica, arquitetônica e simbólica dos edifícios do Circuito Liberdade e da cidade de Belo Horizonte.

Além da maratona criativa de três dias, o Museomix 2017 Circuito Liberdade irá trazer ao público uma extensa programação associada, a partir de setembro, com atividades gratuitas voltadas para a temática cultura, tecnologia e inovação. Serão oficinas, palestras, mostras e diversas atrações para todas as idades, realizadas nos espaços culturais do Circuito Liberdade.

Os interessados em participar dessa maratona criativa internacional poderão se inscrever pelo site http://www.museomix.org/pt-br/, até o dia 30 de setembro. As vagas são limitadas e organizadas a partir de habilidades. A participação é gratuita.

Na Ibero-América, México e Espanha também participam do Museomix 2017. Mais informações no site do evento: www.museomix.org.