IX Encontro Regional do CECA-ICOM

O evento, que será celebrado em Lima, Peru, abordará a influência dos museus para o bem comum, a partir da perspectiva da educação, na América Latina e no Caribe.

Entre os dias 23 e 28 de junho de 2014 acontecerá a reunião anual do CECA (Comitê de Educação e Ação) do ICOM (Conselho Internacional de Museus), em Lima, Peru.

A delegação regional do CECA no Peru organiza o evento entorno ao tema “Museus e Bem Comum”, desde cuja perspectiva será analisada a educação dentro dos museus como veiculo para alcançar o desenvolvimento sociocultural, em relação aos assuntos de identidade e à mudança política.

Os objetivos desse importante evento para o setor de museus na Ibero-América, são:

– Recuperar o imaginário coletivo e reforçar a identidade cultural através da educação nos museus.

– Integrar a reflexão da dimensão política (na sua dimensão de bem e prática comum) nas práticas museológicas e educativas.

– Multiplicar esforços e experiências.

– Conectar os museus estabelecendo o vínculo educativo.

– Repensar o museu como espaço para construir e resgatar a cultura.

– Desenvolver a cooperação entre profissionais para criar projetos internacionais.

– Persuadir para construir a mudança.

– Homologar o uso dos termos para museus do ponto de vista da educação, também sob uma perspectiva ibero-americana que inclua a Espanha.

O documento conceitual da reunião CECA 2014, com toda a informação, pode ser consultado nesse link.