13ª Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus brasileira chega, neste ano, à sua 13ª edição com o tema Museu para uma sociedade sustentável. Durante o período entre 18 e 24 de maio, museus e demais entidades culturais de todo o país desenvolvem uma programação especial com o intuito de estimular a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o assunto.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro e podem ser realizadas pelo site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade responsável pela divulgação do evento.  A iniciativa é uma homenagem ao Dia Internacional dos Museus (comemorado no dia 18 de maio), estabelecido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). A instituição inscrita é responsável pela realização e pela viabilização das atividades.

O mote deste ano, voltado à sustentabilidade, reforça o papel dos museus em garantir a salvaguarda do patrimônio cultural, incentivando o desenvolvimento de uma sociedade mais cooperativa, que desperdice menos e que utilize seus recursos naturais de forma responsável.

Interesse crescente – De acordo com pesquisa sobre impacto da Semana de Museus junto às instituições participantes, realizada pela Coordenação de Estudos Socioeconômicos do Ibram, em 2014 houve um aumento de 103% no número de visitantes durante o período de 12 a 18 de maio. O tema Museus: coleções criam conexões foi trabalhado por mais de 1,3 mil entidades, que realizaram mais de quatro mil atividades.

Com informações do Ibram

Contato: