Conferência – Patrimônio cultural: prevenção, reação e recuperação de desastres

Data: 3 e 4 de novembro de 2016

Local: Lisboa, Portugal

Este ano marca os 50º aniversário da inundação de Florença (e alguns meses depois, as enchentes que assolaram as coleções de Calouste Gulbenkian em Lisboa).

A conferência internacional “Patrimônio cultural: prevenção, reação e recuperação de desastres”, portanto, ocorre em momento oportuno para abordar coletivamente os conceitos, princípios e boas práticas para a prevenção de desastres e a reação frente a situações de emergência.

Esta conferência pretende promover a troca de opiniões nas áreas de preservação do patrimônio e prevenção de riscos de desastres. Nosso objetivo é incentivar a cooperação direta entre as organizações relacionadas ao patrimônio, institutos de pesquisa e serviços de proteção civil. Portanto, queremos conhecer formas de alcançar uma gestão de crise mais eficaz e criar mecanismos para reduzir o dano ao patrimônio cultural em situações de desastre.

A conferência abordará temas como análise e gestão de riscos; os efeitos dos desastres em instituições de patrimônio, em curto e longo prazos; análises de quais ferramentas de conservação estão disponíveis para a prevenção de danos e recuperação; e finalmente, a conferência também visa ampliar e reforçar a cooperação internacional nestas áreas.

Comitê organizador: Isabel Raposo de Magalhães (MNC); Rui Xavier (FCG); Isabel Saraiva (FO); Xavier Romão (FEUP); Esmeralda Paupério (IC-FEUP), Portugal

Patrocínio: ICCROM, Comissão Nacional da UNESCO

Línguas oficiais: Português e inglês (com tradução simultânea)

Preço: 50 euros