Atualizado em 05 de June de 2017

Palavras-chave
Eventos
País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

9º Encontro Paulista de Museus (9EPM)

Infraestrutura e Segurança. Este é o tema do 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM), que ocorre dias 19 e 20 de junho, no Theatro São Pedro, em São Paulo. A iniciativa, organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (SEC), com apoio da ACAM Portinari, conta com mesas de debates, conferência, workshops e painéis digitais que irão discutir a adoção das boas práticas das instituições museológicas no contexto dos museus paulistas.

O tema do 9EPM, além de atender a uma demanda de gestores e profissionais de museus, foi escolhido por fazer parte de uma relação de parâmetros estabelecidos pelo SISEM-SP para o cadastramento dos museus do Estado. As questões relativas à Infraestrutura e Segurança aparecem transversalmente nos três eixos (Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e da Comunicação e Serviços ao Público) que formam os pilares do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), ferramenta do SISEM-SP lançada em fase de testes no Encontro Paulista de Museus do ano passado, de forma restrita aos museus da Baixada Santista – e que, agora no 9EPM, será aberta a todas as instituições museológicas paulistas.

Aderir ao cadastro é vital, uma vez que os dados levantados servirão de base para o estabelecimento de políticas públicas, incluindo o repasse de verbas, além de proporcionar ao museu uma visão diagnóstica da instituição que pode ser apropriada para a elaboração do planejamento estratégico institucional.

Programação

Na palestra principal, com foco no tema Infraestrutura e Segurança, Uta Stapf e Kevin Clarke, do Schwules Museum, irão relatar como este museu gay de Berlim, criado em 1985, enfrentou o desafio de ter que mudar de sede, passando a ocupar recentemente 1.600 m2 de uma antiga instalação de indústria gráfica, para poder atender ao crescimento da instituição.

Em sequência à temática, o 9EPM promoverá uma série de atividades. Serão três mesas de debates, formadas por especialistas nacionais e internacionais do setor. Duas delas ocorrem dia 19: Medidas preventivas = energia bem investida, das 10h30 às 13h; e Acessibilidade ao patrimônio museológico, das 14h30 às 17h. A terceira mesa de debates é dia 20, das 9h às 11h: Formas de financiamento para museus.

Painéis Digitais com cases de soluções encontradas por museus paulistas nas áreas de Infraestrutura e Edificações, Acessibilidade e Sustentabilidade e Segurança serão exibidos durante o evento.

Além disso, a programação do 9EPM prevê também a realização de workshops em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP. Serão quatro encontros, todos no dia 20 de junho, das 14h às 18h: 1) Oficina de zeladoria do patrimônio histórico-cultural; 2) Desenhando rotinas de segurança; 3) Passo-a-passo para obtenção do AVCB; e 4) Gestão da infraestrutura e o sucesso de atividades culturais. Todas as oficinas serão gravadas e posteriormente disponibilizadas no site do SISEM-SP.

“O tema do 9EPM aborda objetivos estratégicos para qualquer instituição museológica. A adequação, manutenção e aprimoramento da infraestrutura e dos itens de segurança são essenciais para a preservação dos acervos, além do bem-estar e conforto do público e dos colaboradores da instituição”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

9º Encontro Paulista de Museus
Local: Theatro São Pedro (Rua Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos, São Paulo)
Data: 19 e 20 de junho
Horário: das 9h00 às 18h00
Inscrições: até 12 de junho, pelo site www.sisemsp.org.br
Informações: (11) 3339-8111

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.