Atualizado em 18 de January de 2018

Portugalportugal-aspect-ratio-276x276

Coleção Estudos de Museus, da Direção-Geral do Património Cultural de Portugal, chega a 10 livros publicados

No próximo dia 23 de janeiro, será lançado, no Museu Nacional de Arte Antiga, o livro “A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena”, de Maria João Vilhena de Carvalho

Promovida pela Direção-Geral do Património Cultural de Portugal (DGPC) e pela editora Caleidoscópio, a Coleção Estudos de Museus nasceu da constatação da carência de publicações de referência em Língua Portuguesa na área dos museus e da Museologia, designadamente estudos de grande fôlego e de sínteses sobre a História e os desafios dos museus portugueses. Em paralelo notava-se o aumento de teses de doutoramento neste domínio, que acabavam por ficar reduzidas ao conhecimento de um círculo restrito de investigadores e estudantes, ao não serem editadas.

Com a Coleção Estudos de Museus visou-se preencher essa lacuna, constituindo ainda um Conselho Editorial, formado por docentes de várias universidades, que seleciona anualmente os títulos a editar.

Nos dez títulos editados, de janeiro de 2016 a janeiro de 2018, os temas abordados vão da perspetiva histórica, iluminando o papel de personalidades como José de Figueiredo (Museu Nacional de Arte Antiga) e António Augusto Gonçalves (Museu Nacional Machado de Castro) ou antecedentes da criação de museus (Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental) até aspetos da contemporaneidade, tais como as redes de museus, os públicos imigrantes ou a mediação cultural.

“A Coleção Estudos de Museus enriqueceu muito expressivamente a bibliografia museológica em Portugal através da edição de livros que aprofundam a investigação de ordem histórica sobre a criação de museus nos séculos 19 e 20, bem como introduzem a reflexão sobre temáticas de grande atualidade e que constituem desafios da Museologia do século 21, como a participação cultural, a mediação e as redes de museus”, explica Clara Camacho, diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação, do DGPC, responsável pela publicação da Coleção. “É interessante verificar que alguns dos livros dialogam já uns com os outros e que investigadores, estudantes, professores e profissionais de museus dispõem de novos recursos para aprofundamento do conhecimento em museus, coleções e Museologia.”

Livros publicados:

1 – “Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1871-1937)”, de Joana Baião

2 – “Redes de Museus e Credenciação. Uma Panorâmica Europeia”, de Clara Frayão Camacho

3 – “Criatividade nos Museus. Espaços Entre e Elementos de Mediação”, de Inês Ferreira

4 – “Museus e Diversidade Cultural. Da Representação aos Públicos”, de Ana Carvalho

5 – “Memorial de um Complexo Arquitetónico enquanto Espaço Museológico. O Museu Machado de Castro”, de Duarte Freitas

6 – “Da Coleção ao Museu. O Colecionismo Privado de Arte Moderna e Contemporânea em Portugal”, de Adelaide Duarte

7 – “Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte”, de Patrícia Roque Martins

8 – “Lisboa em Festa: A Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização”, de Emília Ferreira

9 – “Da Fábrica para o Museu. Identificação, Patrimonialização e Difusão da Cultura Técnico-Industrial”, de Maria da Luz Sampaio

10 – “A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena”, de Maria João Vilhena de Carvalho