Atualizado em 13 de October de 2014

Palavras-chave
Notícias
País

Portugalportugal-aspect-ratio-276x276

Representantes da Ibero-América se reúnem no VIII Encontro Ibero-Americano de Museus

EIM_VIII_Logosimbolo

Até 15 de outubro representantes de 18 países ibero-americanos e especialistas em museus tratarão de assuntos como a crise económica, a diminuição do financiamento público, as mudanças demográficas e a rápida evolução digital, que influenciam o devir dos museus e de outras entidades culturais.

Com o tema “Caminhos de futuro para os museus: tendências e desafios na diversidade”, os objetivos do Encontro são:

· Aprofundar o conhecimento mútuo das realidades museológicas dos países ibero-americanos.

· Proporcionar ocasiões de reflexão em torno do estado da questão das políticas públicas para museus.

· Apresentar e debater ideias e linhas de futuro para a evolução dos museus ibero-americanos.

Ademais, se destacarão as principais tendências no setor dos museus: a participação crescente das comunidades e dos públicos e o aumento do turismo cultural; a potencial repercussão do envelhecimento das populações nos serviços educativos, no voluntariado e nas exposições; o impacto da sociedade digital e do uso da tecnologia no desempenho das funções museológicas; a resposta aos cortes nos apoios públicos, mediante estratégias cooperativas de gestão e busca de financiamentos alternativos. Entre outras questões.

O Encontro se desenvolve em torno a quatro painéis:

1. Cooperação, parcerias e redes nacionais e internacionais.

2. Cidadania, acesso e participação.

3. O lugar dos museus na era digital.

4. Enfrentando a(s) crise(s): políticas públicas para museus na Ibero-América.

A conferência inaugural e as conferências introdutórias serão conduzidas por especialistas portugueses, tais como o Programador Cultural António Pinto Ribeiro, o Sociólogo Augusto Santos Silva e a Museóloga Inês Fialho Brandão.

Os resultados do VIII Encontro serão publicados na Declaração de Lisboa que apontará as questões emanadas dos debates e um conjunto de linhas orientadoras para o fortalecimento das politicas públicas para museus nos países ibero-americanos

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.