Atualizado em 24 de November de 2016

Costa Ricacostarica-aspect-ratio-276x276

Realizada a XI Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus

CIGrupo_feat1

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2016, foi realizada a XI Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, no Museo del Jade y la Cultura Precolombina, em San José, Costa Rica. O evento foi organizado em parceria com o Ministério da Cultura e Juventude (MCJ) costarriquense.

Participaram representantes de países membros do Ibermuseus: Brasil (virtualmente), Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, além da Unidade Técnica do Programa, representantes da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) e de organismos associados – Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Esta reunião consiste em um momento de reflexão sobre os objetivos e conquistas do Programa em face a seus quase 10 anos de criação.

Foram definidos importantes temas relacionados à digitalização e ao intercâmbio de coleções; ao  fortalecimento da capacidade educativa dos museus; à implantação e lançamento do Registro de Museus Ibero-Americanos; ao estabelecimento de mecanismos para a proteção, valoração e gestão do patrimônio museológico; ao estabelecimento de ações em colaboração com outras instituições internacionais com atuação na área de museus; ao estabelecimento de sinergias com outros programas ibero-americanos; e, especialmente, à celebração dos 10 anos da Declaração de Salvador – documento adotado pelos países em 2007, durante o I Encontro Ibero-Americano de Museus.

A expectativa é que, em 2017, o Programa Ibermuseus siga fortalecendo suas linhas de ação e desenvolvendo ações de promoção da cooperação e integração dos países ibero-americanos na área dos museus e do patrimônio cultural.