Atualizado em 23 de November de 2017

Palavras-chave
Convocatórias, Notícias
Ação

Curadoria

Publicamos os resultados da Convocatória Conversaciones “Museus e Comunidades”

Aplicaciones-Convocatoria conversaciones_WEB 986x350

Conheça os dois projetos selecionados para receber o apoio do Ibermuseus

“Memória dos Brasileiros”, do Instituto Museu da Pessoa (Brasil-Argentina), e «Guerrilla de Palabras: el oficio del/a palabrero/a», do Instituto Universitario de Investigación de la Paz y los Conflictos da Universidade de Granada (Espanha-Colômbia), foram os dois projetos selecionados para receber o apoio de Ibermuseus na Convocatória Conversaciones, edição 2017.

O Comitê de Especialistas, responsável pela avaliação dos projetos inscritos, esteve integrado por Gabriela Santander, Diretora de Promoção e Circulação da Memória Social da Subsecretaria de Memória Social do Ministério de Cultura e Patrimônio do Equador; Santiago Pérez Garci, Diretor do Museo Nacional de la Estampa do Instituto Nacional de Bellas Artes do México;  Teresa Mourão, Directora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural de Portugal; y Silvia Listur, Técnica do Sistema Nacional de Museus do Uruguai.

O primeiro colocado, Memória dos Brasileiros, do Museu da Pessoa, de São Paulo (Brasil), em colaboração com o Centro Cultural Borges, de Buenos Aires (Argentina), pretende adaptar para a capital argentina uma grande exposição de vídeos do acervo do Museu da Pessoa, elaborada entre 2015 e 2017 pela instituição brasileira em conjunto com o Musée de la Civilisation de Quebec (Canadá), e recebendo mais de 100 mil visitantes na cidade canadense. O presente projeto pretende utilizar o acervo curado e os vídeos produzidos, incluindo para Buenos Aires legendas em espanhol e um novo projeto expográfico.

Sobre as instituições: O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo que reuniu ao longo dos últimos 25 anos mais de 17 mil histórias de vida no Brasil (vídeos, textos e áudios), além de mais de 60 mil imagens. O acervo do Museu da Pessoa apresenta a história brasileira contada pela sua gente do fim do século XIX até os dias de hoje, tendo um valor histórico e patrimonial com grande representatividade da memória coletiva brasileira. O Centro Cultural Borges é um importante empreendimento cultural criado pela Fundación para las Artes, entidade civil sem fins lucrativos, com o objetivo de promover, fomentar e estimular toda manifestação de arte, expressão de cultura e política educativa de elevada projeção na Argentina.

“Guerrilla de Palabras: el oficio del/a palabrero/a”, segundo colocado, é um projeto do Instituto Universitario de Investigación de la Paz y los Conflictos da Universidade de Granada (España) em conjunto com o Museo La Tertulia de Cali (Colômbia), que parte do Programa Culturas en Diálogo da Red Museística de Lugo (España), na qual participam, desde o ano 2000, diferentes museus espanhóis, americanos e europeus.

Seu objetivo é estabelecer canais de diálogo entre as duas cidades (Cali e Lugo) que valorizem a posição da mulher na resolução de conflitos armados, preservando o patrimônio imaterial (as vozes femininas que trabalham pela paz, mediando conflitos), e construindo com as comunidades e coletivos um relato em feminino do processo de paz colombiano e de reinserção da mulher condenada. O projeto será realizado através de um conjunto de ações, como uma intervenção artística em Cali e em Lugo; um projeto de intervenção sócio-educativa, além de uma série de oficinas.

Sobre as instituições: O Instituto Universitario de Investigación de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada surgiu das inquietudes de um grupo de professores da Universidade de Granada que, procedentes de diversas disciplinas, tinham em comum o desejo de aprofundar-se nos estudos sobre a paz e os conflitos. O Instituto aglutina os esforços de professorado, pesquisadores e estudantes com o objetivo de analisar as causas da violência, assim como as condições para a paz. O Museo La Tertulia, com seus 60 anos de história, é uma instituição emblemática para a cidade de Cali e uma referência das artes plásticas na Colômbia. Conta com uma coleção de mais de 1.500 obras de arte americana, exibida em distintas exposições temáticas. A instituição desenvolve programas educativos, exibições, investigações e publicações, colecionando e conservando obras de arte moderna e contemporânea.

Cada projeto receberá o apoio de US$ 30.000 para seu financiamento total ou parcial e sua circulação. A resolução final da convocatória pode ser consultada neste link: Resolução POR.ESP_Conversaciones 2017.

Doze propostas foram apresentadas nesta edição de Conversaciones, que pela primeira vez teve um recorte temático, resaltando o caráter social dos museus e evidenciando suas relações com suas comunidades.

Nossas felicitações aos projetos selecionados!

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.