Atualizado em 16 de January de 2018

Notícias

Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação segue recebendo solicitações até 30 de março de 2018

Banner_Beca de capacitacion 2017-ESP

Interessados em receber apoio para participar em atividades formativas de curta duração – Categoria I – devem inscrever suas solicitações por meio da plataforma Convocatórias Ibermuseus

Para promover a qualificação profissional de profissionais de museus, estimular a circulação do conhecimento e facilitar o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos entre os países da Comunidade Ibero-americana, Ibermuseus promove o Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação. A convocatória de 2017 segue recebendo solicitações para a Categoria I até o dia 30 de março de 2018.

Essa categoria é direcionada ao apoio à capacitação profissional em atividades de curta duração, tais como jornadas, cursos, oficinas, seminários, conferências e afins, realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus. A duração das bolsas oscila entre um mínimo de dois dias e um máximo de cinco dias.

As candidaturas a essa categoria deverão ser enviadas no prazo mínimo de 60 dias antes do início da capacitação, e as atividades poderão ser realizadas até 30 de junho de 2018. As Bolsas de Capacitação Ibermuseus podem financiar: a) Transporte de ida e volta do local de origem ao destino da atividade ou intercâmbio; b) Seguro de viagem; c) Acomodação em diferentes tipos de estruturas de hospedagem com tarifas de categoria 3 estrelas.

No ato da solicitação, é necessário apresentar um Projeto de Multiplicação que demonstre de forma clara, com indicadores, de que maneira os conhecimentos adquiridos serão multiplicados dentro de sua instituição de origem.

Quem pode participar?

As Bolsas Ibermuseus de Capacitação são destinadas a profissionais e trabalhadores de museus e instituições museais dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai). A realização da atividade objeto da solicitação de bolsa poderá ser feita em instituições públicas ou mistas de qualquer dos 22 países da região ibero-americana.

O valor máximo por solicitação é de US$ 2.750 para atividades com destino em Espanha, Portugal ou Andorra e US$ 2.500 para atividades com destino na América do Sul, no México ou na América Central.  O apoio econômico solicitado na candidatura estará sujeito à aprovação do comitê avaliador.

A convocatória permanecerá aberta em conformidade às datas estipuladas ou até que se esgotem os recursos correspondentes a cada categoria. Para participar, os interessados devem revisar o regulamento e inscrever-se através da plataforma online Convocatorias Ibermuseus.

Consulte o Guia de Informação Geral – Bolsas Ibermuseus de Capacitação. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: convocatorias@ibermuseus.org.