Atualizado em 31 de January de 2018

Colômbiacolombia-aspect-ratio-276x276

Nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, abrem as inscrições para o curso anual de formação e voluntariado do Museu Nacional da Colômbia

MNCOLOMBIA-936

O curso anual de formação e voluntariado é um programa de educação informal criado pelo Museu Nacional da Colômbia para promover a formação constante e a reflexão crítica sobre o patrimônio cultural, os museus e a educação, tendo como ponto de partida tanto o Museu Nacional e suas coleções como os conhecimentos e as experiências das pessoas que participam. As inscrições estarão abertas de 1° a 8 de fevereiro de 2018.

Desde 2002, este espaço de encontro e intercâmbio de saberes permite propor uma discussão sobre temas vinculados com a museologia, reconhecendo o trabalho que se realiza no interior do Museu Nacional: curadoria, desenho de exposições, conservação, comunicação e especialmente aqueles relacionados com a educação: a história do Museo, sua sede, suas coleções, elaboração de atividades e materiais educativos, e trabalho com públicos.

Formato do curso

O curso tem uma duração estimada de 140 horas, nas quais se realizam duas grandes atividades:

1)      100 horas são distribuídas em jornadas presenciais (sábados entre 14:00 e 18:00), nas quais a partir de diversas metodologias (seminários, oficinas teóricas e práticas, visitas ao Museu e a outros espaços que trabalham com o patrimônio cultural, visitas de profissionais do campo, etc.) são abordados temas que podem ser divididos nos seguintes grupos:

• Museus, público e patrimônio.
  • Educação e pedagogia.
  • O Museu Nacional da Colômbia e suas coleções.

2)      40 horas consistem em apoiar tarefas relacionadas com projetos e trabalhos das diferentes áreas do Museu. Essa atividade é um exercício formativo que permite uma aproximação real do trabalho do profissional do museu.

Quem pode participar do curso?

Todas as pessoas que estejam interessadas em construir diálogos de intercâmbio de conhecimento sobre o patrimônio cultural. No entanto, por assuntos logísticos e de capacidade, é necessário fazer um processo de seleção.

Requisitos básicos:

• Ter mais de 20 anos.
  • Ser afiliado diretamente ou como beneficiário de um EPS (empresa promotora de saúde).
  • Ter disponibilidade de tempo aos sábados entre 14:00 e 18:00.
  • Ter interesse pelos museus, as expressões culturais e outros temas relacionados.

É altamente recomendado:

• Estar cursando, ao menos, o sexto semestre de uma carreira profissional.
  • Ter conhecimento de uma língua estrangeira.

Convocatória 2018

O processo para formar o grupo de pessoas que farão parte do curso terá as seguintes etapas:

• Preencha o formulário de registro entre quinta-feira, 1º de fevereiro e quinta-feira, 8 de fevereiro.
  • Participe de um dia de socialização, que será agendado para sábado 17 de fevereiro, no qual será realizada uma prova escrita.
  • De acordo com os resultados da prova escrita, um primeiro grupo será pré-selecionado para ser convocado para uma entrevista.
  • Com base nos resultados desses testes, as pessoas que iniciarão o curso serão selecionadas.

A quota total do programa é de 50 participantes para 2018.

Fonte: Museu Nacional da Colômbia