Atualizado em 07 de March de 2016

Palavras-chave
Notícias
País

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

Memória Feminina: mulheres na história, história de mulheres

MEMORIA FEM_Feat

 Acesse aqui o catálogo  e aqui a publicação eletrônica. 

Capturar

O Programa Ibermuseus e o  Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha apresentam, no dia 8 de março (por ocasião do Dia Internacional da Mulher), ao meio-dia, no Museu da América, em Madrid, o catálogo on-line Memória Feminina: mulheres na história, história de mulheres. Estarão envolvidos na apresentação: Magdalena Zavala, presidente do Programa Ibermuseus; Miguel González Suela, diretor-geral adjunto dos Museus Estatais; e Concha García, diretor do Museu da América.

Trata-se de um grande projeto para a divulgação on-line de coleções, onde estaão acessíveis um total de 153 bens culturais procedentes de 81 instituições em oito países da Ibero-América (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai), que contam a verdadeira história das mulheres em suas sociedades e comunidades: suas contribuições ao desenvolvimento de civilizações, seu silenciamento, a luta pela igualdade, a defesa dos seus direitos ou a construção de mitos e símbolos em torno da feminilidade.

Com esta iniciativa, os profissionais das instituições participantes fazem uso de novas tecnologias e estreitam laços de parceria e de cooperação na esfera internacional, com o objetivo de contribuir para a consolidação de um futuro que se baseia o direito fundamental da igualdade entre homens e mulheres.

É uma iniciativa ambiciosa que pretende ser de grande utilidade aos os cidadãos e aos amantes da história da Ibero-América, permitindo-lhes tomar consciência e também conhecer as experiências das grandes desconhecidas da história dos seus povos: as mulheres.

O catálogo Memória Feminina: mulheres na história, história de mulheres constitui um ponto culminante do projeto espanhol “Patrimônio em Feminino”, que após cinco edições, tem como conclusão este novo projeto aberto a diferentes países do contexto ibero-americano. De acordo com Miguel González Suela, diretor-geral adjunto dos Museus Nacionais da Espanha, que apresentará o projeto, na próxima terça-feira, “esperamos que a Memória Feminina seja o início de um processo de colaboração nesse universo de ricas possibilidades oferecidas pelo trabalho em equipe e o uso da internet para divulgar as nossas coleções”.

Magdalena Zavala Bonachea, presidente do Programa Ibermuseus, considera que “a iniciativa visa resgatar do esquecimento a contribuição das mulheres na gênese dos nossos povos, na transmissão de seus valores e em suas inúmeras e nem sempre conhecidas contribuições para o desenvolvimento das sociedades. Desta forma, cumpre-se os objetivos dispostos no âmbito do Programa de Apoio a Projetos de Curadoria, criado para promover a circulação, agregar valor e ampliar o acesso ao patrimônio cultural dos países ibero-americanos”.

Patrimônio em feminino – “A memória feminina» tem sua origem no projeto espanhol Patrimônio em Feminino, iniciado em 2011 como uma ação conjunta das instituições que integram a Rede Digital de Coleções de Museus da Espanha (CER.es), e que pretende reconhecer e difundir as contribuições das mulheres e seu papel em sociedades passadas e presentes, através da publicação anual de catálogos de coleções on-line e publicações eletrônicas nas quais intervém especialistas das mais diversas disciplinas. Atualmente CER.es integra um total de 95 instituições museais e publica mais de 248.000 bens culturais e mais de 443.000 imagens.

 

Veja algumas imagens do catálogo:

ARGENTINA
Argentina: Museo Nacional de Bellas Artes. N.º Inv. MNBA 9154. Tableta de rapé del período Inca. Fotografía: Museo Nacional de Bellas Artes de Argentina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

uruguay
Uruguay: Museo Aeronáutico. Conjunto de indumentaria de vuelo, utilizada por Mirta Vanni, pionera de la aviación uruguaya.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTUGAL
Portugal: Museu Nacional de Arte Antiga. N.º Inv. 636 Pint. Natureza-morta com flores e frutos, de Josefa de Óbidos. Fotografía: José Pessoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mexico
México: Instituto Nacional de Bellas Artes. Nº. Inv. SIGROPAM: 10340. El carro del sol, de Pilar de la Hidalga. Reproducción autorizada por el Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura, 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

espana
España: Museo Arqueológico Nacional. N.º Inv. 1999/99/101. Crátera de figuras rojas. Pintor de Christie. Fotografía: Antonio Trigo Arnal. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

colombia
Colombia: Museo de la Independencia. N.º Inv. 157. Santa Librada. Escuela Quiteña. Fotografía: Museo de la Independencia – Casa del Florero. Ministerio de Cultura de Colombia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

chile
Chile: Museo de Artes Decorativas. N.º Inv. 24.98.3. Miriam. Figurilla de la Fábrica de Cerámica de Lota. Fotografía: Romina Moncada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

brasil
Brasil: Museu Histórico Nacional / Museo da República. Hebe e Wanderléa, de Nair de Teffé. Fotografía: Coleção Presidentes da República do Arquivo Histórico e Institucional do Museu da República

 

 

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.