Atualizado em 05 de September de 2017

Notícias

Faltam poucos dias para o fim do prazo de inscrições para a Categoria II das Bolsas Ibermuseus de Capacitação

Banner_Beca de capacitacion 2017-ESP

Convidamos profissionais de museus ibero-americanos a apresentar-se à categoria destinada a apoiar a realização de residências profissionais

Profissionais que atuam em museus ou em instituições governamentais responsáveis por políticas públicas para museus nos 12 países membros do Programa Ibermuseus têm até 15 de setembro para candidatar-se às Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2017 na Categoria II, destinada a residências profissionais em qualquer um dos países da Ibero-América.

Nessa categoria, apoiaremos o desenvolvimento de projetos de pesquisa, intercâmbio de experiências e de boas práticas relacionadas a qualquer das áreas: gestão de museus, tecnologias para gestão, gestão de coleções, planejamento museal, planos museológicos, conservação preventiva, segurança, elaboração de planos de emergência para o patrimônio em risco, ações educativas/interpretação em museus, valorização/intervenção/documentação/registro de coleções, comunicação focada em museus, captação de fundos, exposições (curadoria, montagem, expografia), estudos de públicos e outras áreas afins.

A duração das bolsas pode oscilar entre um mínimo de cinco dias e uma máximo de quinze dias seguidos.

As Bolsas Ibermuseus de Capacitação foram criadas com o objetivo de fortalecer as habilidades e conhecimentos dos profissionais de museus, além de promover a circulação do conhecimento e facilitar o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos.

O regulamento da convocatória está disponível na plataforma Convocatórias Ibermuseus, por meio da qual os interessados devem enviar suas candidaturas.

Também estão abertas, até o dia 30 de março de 2018 (ou até que se esgotem os recursos), as solicitações para a Categoria I, para atividades de curta duração.