Atualizado em 23 de May de 2016

Uruguaiuruguai-1-aspect-ratio-276x276

Ibermuseus realiza curso de Gestão de Coleções Museais no Uruguai

Curso_feat

Começa hoje (23), em Montevidéu (Uruguai), a segunda edição do Curso de Gestão de Coleções Museais: manejo e procedimentos básicos em matéria de conservação, digitalização e segurança. A ação, organizada pelo Programa Ibermuseus, no âmbito de suas linhas de Formação e Capacitação, e Atenção ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco, em parceria com o Mercosul Cultural e a Unasul, vai até 27 de maio.

Serão 40 horas de teoria e prática, ministradas por instrutores provenientes da Espanha, México e Uruguai, onde serão fornecidos conteúdos específicos para conceituar e realizar práticas de gestão de coleções museológicas, seu manejo e procedimentos básicos relacionados à conservação, digitalização e segurança, além de buscar a melhoria de procedimentos associados à gestão de coleções de museus de países integrantes do Mercosul e Unasul. Conheça os instrutores.

Profissionais de museus ou dos organismos responsáveis pelas políticas museais dos países do âmbito do Mercosul, cujas funções estejam diretamente relacionadas à gestão de coleções, participam do curso:

• Argentina: Cristina Del Valle Lucero, do Museo y Biblioteca Casa Natal de Sarmiento – Ministerio de Cultura.
  • Bolívia: Velia Verónica Mendoza España, da Dirección General de Patrimonio Cultural, Unidad de Arqueología y Museos do Ministerio de Culturas y Turismo.
  • Brasil: Taís Valente dos Santos, do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
  • Chile: María José Rodríguez Muñoz, do Museo Regional de la Araucanía – Subdirección de Bibliotecas, Archivos y Museos da Dirección de Bibliotecas Archivos y Museos (DIBAM).
  • Colômbia: Martha Lucía Villafañe Martínez, do Museo Juan del Corral – Ministerio de Cultura.
  • Paraguai: Gabriela Rocio Céspedes Alvarez, da Dirección de Registro, Catalogación y Restauración de Bienes Muebles da Secretaría Nacional de Cultura.
  • Peru: Nathalie Lisbeth Quispe García, da Dirección de Investigación y Planificación Museológica da Dirección General de Museos – Ministerio de Cultura.
  • Uruguai: Fabiana Villalba, do Museo de la Revolución Industrial; Leonor Inda, da Intendencia de Canelones;  Silvia Castro, do Sistema de Museos de Colonia; Juan Canessa, da Intendencia de Montevideo; Carina Erchini, do Sistema Nacional de Museos; Mercedes Sosa, do Sistema Nacional de Museos e, também, do Museo de Arte Precolombino e Indígena; María Eugenia Vidal, do Espacio de Arte Contemporáneo; Andrés Azpiroz, do Museo Histórico Nacional; Eduardo Muñiz, do Museo Nacional de Artes Visuales; e Mercedes Bustelo, do Museo Zorrilla.
  • Venezuela: Nathiam Gabriela Vega Rodríguez, da Fundación Museos Nacionales – Ministerio del Poder Popular Para La Cultura.

O curso foi inaugurado hoje, pelo coordenador do Projeto para um Sistema Nacional de Museus da Direção Nacional de Museus, do Ministério de Educação e Cultura, e coordenador do Comitê de Museus do Mercosul, Sr. Javier Royer, que também ministrou a Unidade Temática 1: “A gestão e os modelos de gestão de museus”, abordando conceitos; gestão na administração pública; modelos; origens e tradições; as museologias mediterrânea, anglo-saxônica e latino-americana; territorialidade; as funções do museu; ferramentas; práticas; sustentabilidade; centralização e democratização; além da troca de experiências entre os participantes.

Nos próximos dias, as unidades temáticas serão conduzidas pelas instrutoras Maria de Lourdes Gallardo e Ana Peniche, da Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia do México, e María de la Cerca, do Museu Nacional y Centro de Investigação de Altamira, Espanha, que abordarão temas como: processos básicos de gestão das coleções; sistemas de informação do patrimônio cultural; conservação preventiva – conceitos e práticas; fatores de alteração e risco – identificação, avaliação e manejo; além de conduzir atividades práticas durante todo o desenvolvimento do curso.