Atualizado em 21 de July de 2017

Palavras-chave
10 anos, Notícias
País

Colômbiacolombia-aspect-ratio-276x276

Boletim El Itinerante, da Colômbia, destaca os 10 anos da Declaração de Salvador

FEATUREDIMAGE-interna986x350

A publicação online do Programa de Fortalecimento de Museus da Colômbia apresenta editorial com entrevistas sobre a data comemorativa

A edição número 62 do boletim El Itinerante (julho de 2017) traz editorial sobre os 10 anos da Declaração da Cidade de Salvador, documento que constitui a base conceitual para a criação do Programa Ibermuseus e é considerado uma referência para a museologia internacional. A publicação do Ministério da Cultura da Colômbia busca explicar que efeito teve a assinatura desse acordo e quais são os desafios que enfrenta atualmente a Comunidade Ibero-americana na área de museus.

Entre os entrevistados, a presidente do Conselho Intergovernamental do Programa, Magdalena Zavala Bonachea, fala sobre o que significou para os museus ibero-americanos o documento e analisa quais são os desafios que enfrenta Ibermuseus dez anos depois de sua criação.

Outro integrante do CI do Ibermuseus, Alan Trampe, subdiretor de Museus do Governo do Chile, explica qual é o legado que deixou a Declaração de Salvador para os museus da Ibero-América e detalha de que maneira os princípios do documento foram inspirados na Declaração de Santiago do Chile.

Especialistas colombianos ainda discutem como o país se articulou com as dinâmicas do Ibermuseos para desenvolver os museus no país. O boletim pode ser acessado pelo link: http://www.museoscolombianos.gov.co/elitinerante2015/62/default.aspx.

A Declaração da Cidade de Salvador abriu para os países da comunidade ibero-americana um caminho de cooperação e diálogo sem precedentes no âmbito dos museus, destacando a importância dos museus como agentes de mudança e desenvolvimento, sendo fundamentais para a melhora do patrimônio cultural e para a preservação da diversidade e da memória dos povos ibero-americanos.

2017 é, dessa forma, um ano da celebração dos museus como ferramentas de Transformação Social.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

10 anos! Temos muitas histórias para contar

Começam as comemorações dos 10 anos da Declaração de Salvador

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.