Atualizado em 29 de November de 2017

10 anos, Notícias

10 anos da Declaração de Salvador. Museus e Transformação Social: MAIS INTEGRAÇÃO

FEATUREDIMAGE-interna986x350

Nesta quarta-feira, 29 de novembro, começa o Seminário Internacional “10 anos de cooperação entre museus: Museologia ibero-americana e a Declaração de Salvador”. Esse importante evento, que reúne gestores públicos e profissionais do setor para discutir as conquistas da cooperação na Ibero-América na área de museus, é mais uma ação de integração entre governos e povos da região em um esforço conjunto para o desenvolvimento de políticas públicas comuns para o setor.

O Seminário, que ocorre no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, celebra os 10 anos da assinatura da Declaração de Salvador, que constitui a base conceitual para a criação do Programa Ibermuseus e é considerada uma referência para a cooperação internacional no âmbito dos museus.

Desde a assinatura do documento, os países, através do Programa, realizaram uma série de ações de grande impacto na região, como o lançamento do Registro de Museus Ibero-americanos, a criação de um Sistema de Coleta de Dados Públicos de Museus, nove Encontros Ibero-americanos de Museus, 53 projetos educativos premiados, 188 profissionais diretamente capacitados em nove atividades de formação, nove projetos de intercâmbio entre 22 instituições apoiados promovendo a circulação de bens culturais,  14 pesquisas e ensaios publicados, entre muitas outras realizações.

Depois de 10 anos de intenso trabalho, os países voltam a sentar-se para dialogar sobre a contribuição, vigência e aportes teóricos e práticos da Declaração de Salvador à museologia da região, e para debater os desafios e oportunidades de futuro para os museus, buscando ampliar a integração entre as nações para fortalecer e dinamizar o papel dos museus nas dinâmicas sociais.