Atualizado em 03 de November de 2017

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

10 anos da Declaração de Salvador. Museus e Transformação Social: MAIS EDUCAÇÃO

FEATUREDIMAGE-interna986x350

Em seus quase 10 anos, Ibermuseus promoveu ações de fomento de políticas públicas em muitas áreas da museologia em Ibero-América, mas em nenhuma com atuação tão intensa como na Educação. Ibermuseus entende os museus como instituições vivas, agentes sociais fundamentais para a valorização da memória dos povos e para a promoção do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de destacar isso, realiza entre suas várias ações, o Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus.

Criado em 2010, esta foi a primeira convocatória pública do Programa, e hoje se consolidou como uma das iniciativas de maior sucesso de reconhecimento do trabalho educativo das instituições museais ibero-americanas. Ao longo de sete edições, com um investimento total de US$ 395.000, foram reconhecidos 53 projetos de 12 países, os quais se caracterizam por estar comprometidos socialmente com suas comunidades, por promover a diversidade e o encontro intercultural.

Para divulgar todas essas iniciativas e estimular a realização de projetos educativos através do intercâmbio, Ibermuseus disponibiliza o Banco de Boas Práticas em Ação Educativa, constituído pelos projetos vencedores das sete edições do Prêmio, e também por aqueles reconhecidos com menção honrosa. Atualmente, 164 iniciativas podem ser consultadas no Banco de Boas Práticas.

A oitava edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus está em sua fase de classificação final. Os resultados serão conhecidos durante o Seminário Internacional 10 Anos de Cooperação Entre Museus: Museologia Ibero-americana e a Declaração de Salvador, que será realizado em Brasília, Brasil, nos dias 29 e 30 de novembro de 2017.

Com a Linha de Ação Educativa, Ibermuseus busca reafirmar e ampliar a capacidade educativa dos museus e do patrimônio cultural como estratégias de transformação da realidade social, seguindo as bases estabelecidas  por documentos como a Declaração de Santiago do Chile, de 1972, e a Declaração da Cidade de Salvador, de 2007.