Atualizado em 11 de November de 2016

10 anos da Carta Cultural Ibero-Americana

carta-cultural-ibero-americana_feat

Neste mês, comemora-se 10 anos da Carta Cultural Ibero-Americana, documento referendado pelos países da região durante a Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, que constitui a base para a estruturação de um Espaço Cultural Ibero-Americano.

O instrumento foi criado para facilitar a articulação e a cooperação entre os países ibero-americanos, sendo um mecanismo de impulso à cooperação cultural por meio de políticas públicas e de atividades concretas. Além disso, trata-se de uma ferramenta de promoção dos modos de expressão desses países, com um discurso coordenado para tratar de questões culturais. É um compromisso de respeito aos direitos humanos, culturais, às culturas tradicionais, afrodescendentes, indígenas e migrantes, além de ser um canal de relacionamento da cultura com outras áreas do desenvolvimento, como a educação, a saúde, etc.

Sendo assim, com o objetivo de gerar um espaço de reflexão sobre a Carta Cultural Ibero-Americana – entre outros -, o Programa Ibermuseus e o Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica, com o apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos, realizarão, de 24 a 26 de novembro, em San José, Costa Rica, o 9º Encontro Ibero-Americano de Museus.

O evento também terá como finalidade fomentar a criação de redes interinstitucionais entre agentes museais na região ibero-americana e propiciar o diálogo sobre as políticas públicas de museus e sua sustentabilidade socioeconômica.

Na ocasião, representantes de museus da região ibero-americana estarão reunidos para a troca de experiências, discussão de assuntos de interesse mútuo de cooperação e o estabelecimento de ações conjuntas para o setor museológico da região.

Noite de gala – Em evento de celebração dos 10 anos da Carta Cultural Americana realizado no Uruguai, no último dia 9/11, o músico uruguaio Jorge Drexler foi nomeado embaixador Cultural Ibero-Americano, cargo antes ocupado pelo diretor do Ballet Nacional del Sodre, Julio Bocca.

Em Montevidéu, a homenagem ao aniversário do documento se estenderá por oitos dias,quando haverá uma intensa programação, com atividades gratuitas, que têm como objetivo reforçar e ressignificar os pontos da carta Cultural Ibero-Americana. A programação conta com personalidades da área de cultura, autoridades nacionais e internacionais, artistas, e integrantes de órgãos de cooperação, entre outros.

O comitê organizador dos festejos é integrado pela Direção Nacional de Cultura, o Ministério de Educação e Cultura; a Direção Geral para Assuntos Culturais do Ministério de Relações Exteriores e a Agência Uruguaia de Cooperação Internacional, com o acompanhamento da Organização dos Estados Ibero-Americanos e da Secretaria Geral Ibero-Americana. Veja a programação completa!

Dentro das atividades de comemoração dos 10 anos da Carta Cultural, a exposição #CajasDeMúsica – fruto de um projeto desenvolvido no âmbito do Sistema Nacional de Museus e a Rede de Museus e Educação, que conta com o financiamento do Programa Ibermuseus – será exibida no hall do Teatro Solís, em Montevidéu, até domingo, dia 27/11. A mostra consiste em uma proposta itinerante baseada no uso de novas tecnologias e foi elaborada mediante uma curadoria educativa cooperativa. Mais informações!