Atualizado em 05 de August de 2014

Ação

Patrimônio

Jornadas de Patrimônio em Risco. Museus e Sismos

Realizado em Lorca em duas ocasiões após os sucessivos terremotos ocorridos na cidade em maio deste mesmo ano, que afetaram praticamente a totalidade de seus edifícios históricos, o Programa Ibermuseus promoveu as Jornadas sobre Museus e Sismos com o objetivo de analisar e debater as estratégias e protocolos de atuação para enfrentar este tipo de situação de forma mais eficaz.

As Jornadas pretenderam identificar as boas práticas desenvolvidas por outros países neste aspecto e pautar a criação de mecanismos de proteção e salvaguarda nos museus para minimizar os danos causados por terremotos.

Os resultados destas jornadas estão reunidos na publicação que reúne os documentos apresentados nas segundas Jornadas de Patrimônio em Risco, celebradas de 16 a 18 de novembro de 2011. A obra foi editada pela Secretaria Geral Técnica do Centro de Publicações do Ministério de Educação, Cultura e Esporte, após proposta da sua Subdireção Geral dos Museus Estatais.

Conclusões: Primeiras jornadas, setembro 2011 e Segundas jornadas, novembro 2011.

Realização: Ibermuseus e Ministério da Cultura da Espanha.

Publicação final: baixe aqui o documento que compila os documentos apresentados nas segundas Jornadas de Patrimônio em Risco (novembro de 2011). A obra tem sido editada pela Secretaria Geral Técnica do Centro de Publicações do Ministério de Educação, Cultura e Esporte, após proposta da sua Subdireção Geral dos Museus Estatais.