Atualizado em 30 de August de 2018

Conversaciones

Última oportunidade para se emocionar com Memoria de los Brasileños

Uma mostra que evita os tradicionais ícones nacionais para contar parte da historia do Brasil por meio de narrativas de vida singulares

Imagine se sua vida estivesse exposta em um museu. Com essa provocação, a mostra Memoria de los Brasileños, realizada pelo Museu da Pessoa, primeiro museu virtual do mundo, convida a escutar histórias de vida de pessoas de diferentes idades, gêneros, classes sociais e profissões, dos mais diversos rincões do Brasil, que extrapolam os limites dos ícones nacionais para contar de maneira inovadora e intimista a historia do país nos séculos XX e XXI.

A exposição segue em cartaz no Centro Cultural Borges até o dia 2 de setembro. A entrada é gratuita e é possível agendar uma visita guiada, que proporciona uma experiência única. No último fim de semana da mostra, haverá visitas guiadas durante todo o horário de funcionamento.

“A mostra é um convite ao exercício da escuta e da identificação com aquele ou aquela que conta sua história. É também um estímulo para que cada pessoa reconheça em sua trajetória de vida una historia que deve ser contada. O contato com o patrimônio cultural imaterial chega ao público de maneira profunda e nas visitas guiadas sempre há momentos de muita emoção”, conta Renata Zimbarg, produtora executiva de Memoria de los Brasileños na Argentina.

O acervo curado para a mostra também está disponível na exposição virtual, que desde sua inauguração em julho, recebeu 3.500 visitantes únicos, que puderam desfrutar de seu conteúdo em português e espanhol.

Memoria de los Brasileños é um projeto premiado por Ibermuseus na Convocatória Conversaciones, que tem o objetivo de fomentar a circulação de acervos e exposições entre países da Comunidade Ibero-americana. Em sua 4ª edição, apresentou em 2017, pela primeira vez, um tema específico: Museus e Comunidades.  O recorte temático foi criado para evidenciar as relações entre museus ou processos museais e suas comunidades, considerando que os museus são instituições dinâmicas, vivas e de encontro intercultural, espaços que trabalham com o poder da memória e ferramentas adequadas para estimular o respeito à diversidade cultural e natural e valorizar os laços de coesão social das comunidades e sua relação com o meio-ambiente.

Onde e Quando

Centro Cultural Borges: Viamonte esquina San Martin, CABA, Argentina, até 2 de setembro. Para agendar visitas guiadas: memoriadelosbrasilenos@museudapessoa.net

Mostra virtual: http://www.museudapessoa.net/pt/memoria-de-los-brasilenos