Atualizado em 23 de September de 2016

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Novo episódio da série Los Museos de Iberoamérica – Brasil

MHN_feat

O Museu Histórico Nacional, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, é o mais novo destaque da nossa série Los Museos de Iberoamérica, realizada em parceria com a Televisión Iberoamericana.

Em aproximadamente sete minutos, Ruth Beatriz Silva Caldeira de Andrada, ex-diretora da instituição, apresenta um dos mais importantes museus do Brasil, fundado em 1922 e que reúne uma coleção de mais de 348 mil itens distribuídos em cerca de 30 mil metros quadrados – entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina.

A instituição abriga, também, exposições temporais e promove a itinerância de sua coleção em colaboração com diferentes museus do país, destacando Ruth que “Tudo que tem aqui pertence ao povo brasileiro. Todo o acervo do Museu Histórico Nacional não é do museu, é do povo”.

“A missão deste museu, como todo museu tradicional, é coletar, preservar, pesquisar e divulgar a memória nacional através de objetos materiais e devolver ao público em forma de conhecimento. Que tipo de conhecimento? Com exposições, publicações, livros, seminários e todo tipo de conhecimento”, afirma a ex-diretora. Ela comenta que ainda que o museu tenha atravessado diversas fases de revitalização, que exigiam grandes obras no edifício, o MNH nunca fechou suas portas ao público e sempre manteve sua vocação inicial: a educação.

A série Los Museos de Iberoamérica reúne programas sobre os museus de 15 países e apresenta uma mostra da diversidade de tipologias, a variedade de museus da região e, especialmente, valoriza o patrimônio cultural ibero-americano. Os episódios são exibidos no programa Noticias Culturales Iberoamericanas, do canal, e também estão disponíveis na página do Programa Ibermuseus.