Atualizado em 05 de July de 2016

INSTITUCIONAL, Notícias

Reunião das Organizações Internacionais de Museus

NEMO2016_feat

À convite da Rede de Organizações dos Museus Europeus (Nemo), o Programa Ibermuseus participou, nesta terça-feira (5), da Reunião das Organizações Internacionais de Museus, realizada no âmbito da 24ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), em Milão, Itália.

O objetivo da reunião foi o intercâmbio de experiências sobre diferentes temas relacionados às organizações internacionais que atuam no campo dos museus, por meio de quatro mesas temáticas: Atividades de cooperação e intercâmbio entre as organizações; Iniciativas das organizações em relação ao valor social dos museus; Questões organizacionais / paisagem museal; e Serviços e atividades das organizações, da qual a coordenadora da Unidade Técnica, Mônica Barcelos, participou.

Na oportunidade, foram apresentadas as principais linhas de ação do Programa, especialmente o Prêmio Ibero-Americano de Museus, que reconhece projetos educativos de impacto na região ibero-americana, além do Registro de Museus Ibero-Americanos e a Linha de Sustentabilidade – assunto amplamente discutido na maioria dos debates.

“Trata-se de uma grande oportunidade para que as organizações conheçam mais sobre o trabalho realizado por cada uma nesta área, seus desafios, impactos e ações futuras. Para o Programa Ibermuseus, é importante divulgar suas iniciativas para além da Ibero-América e, assim, se estabelecer um grande ponto de partida para próximos projetos e parcerias de sucesso”, conta Mônica Barcelos.

Nemo – A Rede de Organizações dos Museus Europeus foi fundada em 1992 como um organismo independente que reúne mais de 30 mil instituições nacionais europeias. Sua principal missão é promover o trabalho dessas instituições e suas ações no desenvolvimento de políticas para a área, além de fornecer aos museus todas as informações, contatos e oportunidades necessárias para a cooperação.