Atualizado em 22 de October de 2018

Argentinaargentina-aspect-ratio-276x276

Reunião do Conselho Intergovernamental finaliza as atividades da Semana Ibermuseus

sustenta

Foi realizada em Buenos Aires, em 19 de outubro, a Reunião Extraordinária do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, concluindo os trabalhos da Semana Ibermuseus, que reuniu pela primeira vez os encontros das quatro mesas técnicas – Patrimônio, Formação e Capacitação, Sustentabilidade e Observatório Ibero-americano de Museus. Depois das reflexões de mais de 40 profissionais de museus de 12 países, o Conselho debateu os resultados do evento para levar adiante as propostas definidas pelas mesas.

A partir de um importante trabalho de planejamento estratégico, Ibermuseus trabalhará para promover iniciativas de pesquisa para a compreensão da diversidade museal da Ibero-América e seus processos museais; identificar e desenvolver ferramentas e indicadores para a melhoria da gestão dos museus; fomentar ações de formação e capacitação para os profissionais; impulsar projetos com perspectiva de proteção ao patrimônio e de sustentabilidade para fortalecer a gestão museal; e difundir o conhecimento produzido e adquirido pelo trabalho das mesas técnicas.

Nesta reunião, também se discutiu as formas de apoio do Ibermuseus ao Brasil pelo incêndio no Museu Nacional ocorrido no último 2 de setembro. Enrique Vargas, Coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano da Secretaria Geral Ibero-americana, destacou que é o momento para mostrar o potencial da cooperação ibero-americana através do Ibermuseus. Eneida Braga, Diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus e representante do Brasil no Conselho, agradeceu a solidariedade e o apoio oferecido pelo Programa.

Participaram da reunião representantes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, além da Secretaria Geral Ibero-americana, da Organização dos Estados Ibero-americanos e da Unidade Técnica do Programa Ibermuseus.

A Semana Ibermuseus foi um passo fundamental no processo de renovação do Programa, iniciado com uma nova identidade visual e marcado por uma série de iniciativas de aproximação ao setor.

Juntos e conectados vamos mais longe.