Atualizado em 29 de November de 2016

Uruguaiuruguai-1-aspect-ratio-276x276

Ação

Educação

Projeto financiado pelo Ibermuseus chega ao Museo Histórico de Paysandú - Uruguai

letrasplanetarias

O Museu Histórico de Paysandú (Uruguai) abre ao público «Letras Planetárias», uma exposição interativa e itinerante que pode ser visitada até o dia 14/4/2017.

Letras Planetarias é um projeto desenvolvido no âmbito do Sistema Nacional de Museus e da Red de Museos y Educación, e conta com o apoio do Programa Ibermuseus. Consiste em uma proposta itinerante projetada a partir de uma curadoria educacional realizada de maneira cooperativa. A exposição apresenta vidas e obras de referências da literatura uruguaia e internacional: Juana de Ibarbourou, Juan José Morosoli, Pablo Neruda e Horacio Quiroga, que podem ser recordadas graças ao trabalho dos museus do país.

Eis alguns temas das obras exibidas: amor, natureza, história e estórias, bem como os objetos da vida cotidiana. Textos, imagens e palavras, dão vida a essas Letras Planetárias, que conjugam o local com o global e nos introduzem aos mundos desses quatro escritores. A proposta aborda conteúdos totalmente digitalizados, que são acessados pelos visitantes mediante o uso de dispositivos móveis (tablets).

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PROJETO

Museo Histórico Regional de Melo (Melo-Cerro Largo)

Museu integrante da Intendência de Cerro Largo, que reúne coleções variadas de paleontologia, arqueologia e história do departamento arachán.

Museo ‘Juana de Ibarbourou´ (Melo-Cerro Largo)

É um museu gerido pela Associação de Escritores de Cerro Largo, que conta com o apoio da Intendência de Cerro Largo. É a casa em que Juana de Ibarbourou viveu sua infância e juventude. São preservados móveis e objetos pertencentes à poetisa.

Museo Juan José Morosoli (Minas-Lavalleja)

Museu integrante da Intendência de Lavalleja, localizado na Casa da Cultura de Minas gerais. Lá, podem ser apreciados objetos pessoais do escritor e valiosos manuscritos.

Museo Pablo Neruda  (Punta del Este-Maldonado)

Museu particular que conta com o apoio da Intendência de Maldonado. Apresenta uma coleção de fotografias de Neruda na Ilha Negra, cartazes comemorativos e objetos pertencentes ao escritor e a sua viúva Matilde Urrutia, destacando-se um herbário feito com plantas coletadas durante suas estadias na Atlântida.

Museo de AGADU (Montevidéu)

Museu integrante da Associação Geral de Autores do Uruguai. Conta com uma exposição permanente de objetos pertencentes a personalidades da arte nacional (Gerardo Matos Rodríguez, Carlos Gardel e Margarita Xirgu, entre outros). O local abriga um valioso centro documental com arquivo fotográfico, biblioteca, hemeroteca (coleção de periódicos) e musiteca (coleção de obras musicais).

Museo de la Palabra (Montevidéu)

Museu integrante do SODRE (Ministério da Educação e Cultura do Uruguai). É um repositório que, dentre suas atribuições, visa colecionar e preservar documentos sonoros de personalidades de destaque em sua área ou profissão, em nível nacional e internacional. Até a data, abriga mais de 2 mil registros e é uma fonte de consulta pública.

PROARTE (CODICEN-ANEP)

Projeto transversal de inovação educativa integrante do CODICEN-ANEP, considerado como uma ferramenta colaborativa da incorporação da experiência artística no processo educacional integral das pessoas.

Proyecto Sistema Nacional de Museos (DNC-MEC)

Dependente da Direção Nacional de Cultura (MEC), tem por objetivo fortalecer a institucionalidade, promover a cooperação e otimizar os recursos humanos e econômicos dos museus do Uruguai.

Possui várias linhas de trabalho, entre as quais destacamos a construção de redes para o desenvolvimento de atividades socioculturais.

Red Museos y Educación

A Red Museos y Educación se constitui como um espaço interinstitucional que envolve museus públicos, privados e mistos de todo o país, bem como outras organizações com função educacional e de ação cultural, tanto de âmbito formal como não formal. Compreende um grupo heterogêneo, representado a partir de situações diversas em questões territoriais (incluindo diferentes localidades do país), unidades administrativas, disciplinares e temáticas (arte, história, antropologia, arqueologia, ciência e tecnologia), entre outros.

Fonte: http://museos.uy/index.php/noticias/item/1275-la-exposicion-letras-planetarias-se-instala-en-paysandu