Atualizado em 18 de July de 2016

Ação

Programa de Educação Patrimonial de Verão 2016

Verano2016_feat

A Secretaria de Cultura do México, por meio do Instituto Nacional de Belas Artes (INBA), realiza o Programa de Educação Patrimonial de Verão 2016 «Um verão para você», que une esforços e vínculos institucionais de diversas instâncias culturais em todo o país para oferecer aos visitantes atividades durante as férias de verão.

Há mais de 15 anos, esta iniciativa oferece uma ampla programação cultural durante o período das férias de verão. Nesta edição, que será realizada de 17 de julho a 14 de agosto, a ação incluirá mais de 356 museus e espaços patrimoniais nos 27 Estados da República Mexicana, onde beneficiará mais de 140 mil pessoas. Assim, assegurou Magdalena Zavala, coordenadora nacional de Artes Visuais, que salientou que «um verão para si é uma tradição dentro do INBA».

Em entrevista, ela explicou que «os museus são muito ativos educacionalmente durante o período de aulas, mas no período de verão, entram em uma dinâmica diferente, e nós queremos que o público familiar se dirija, se encontre e se distribua entre museus a partir de uma visão mais lúdica e significativa».

A coordenadora apontou que um dos objetivos do programa de verão é mostrar às pessoas «que o patrimônio e os bens culturais são muito diversos, podendo ser encontrados em museus de ciência, tecnologia, história, arte ou antropologia», bem como bibliotecas e sítios arqueológicos, que também participam do programa.

Magdalena Zavala disse que o INBA, juntamente com outros organismos, tais como a Universidade Nacional Autônoma do México, o Instituto Nacional de Antropologia e História, a Secretaria de Fazenda e Crédito Público, diversas associações civis e estaduais convidadas, se reuniram em um corpo colegiado para definir o tema do programa, que este ano é Museus e Comunidades.

Segundo ela, por meio de mais de mil atividades familiares, se espera que os visitantes, como parte de uma comunidade, saibam que há algo que os representa dentro de um museu. “Queremos que eles descubram que o que guardamos e conservamos dentro de um museu é produto dessas comunidades».

Magdalena Zavala adiantou que algumas das ações realizadas serão passeios guiados e teatralizados pelos museus, bem como «oficinas de criatividade, grafismo, atividades manuais, de educação ecológica, informações sobre design e diversas oficinas de produção”.

Ela acrescentou que algumas instituições participantes oferecerão projeções de filmes, concertos, apresentações de livros, leituras públicas, além de trabalhos comunitários específicos.

De acordo com a coordenadora, todos os museus do INBA formarão parte do programa Um verão para você, assim como diversos espaços museológicos da Cidade do México, especialmente do Circuito Norte, Sul, Chapultepec e o Centro Histórico.

Por último, ela disse que um dos objetivos do programa é alcançar a um público cada vez maior. Desta forma, em três anos, espera-se que conseguir a participação de 32 estados da República Mexicana.

Mais informações: http://www.promociondeverano.inba.gob.mx/