Atualizado em 09 de May de 2017

Convocatórias, Notícias
Ação

Educação

Presidente do Ibermuseus convida instituições a participar do 8º Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus

Premio Iberoamericano de Museos-WEB-986x350

No ano em que se completam 10 anos da assinatura da Declaração da Cidade de Salvador, documento que reúne as diretrizes para a cooperação entre os 22 países da Comunidade Ibero-americana no âmbito dos museus e que reivindica essas instituições como agentes de transformação social, o Programa Ibermuseus promove a oitava edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, uma das iniciativas mais bem sucedidas no campo da educação em museus.  As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio por meio da plataforma Convocatórias Ibermuseus.

Magdalena Zavala, Presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, convida as instituições da Comunidade Iberoamericana a participar da 8ª edição do Prêmio, e destaca que “o Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus nos permite valorizar as estratégias que desenvolvem os museus da região em todas suas dimensões”. Zavala evidencia que as ações educativas e o acesso aos museus permitem que o público possa conhecer sua história, aprender com ela de forma significativa e reconhecer seu patrimônio cultural.

Serão concedidos US$ 75 mil em prêmios em duas categorias: Projetos realizados ou em andamento; e Fomento a projetos em fase de elaboração e/ou planejamento. Para a primeira, serão outorgados três prêmios, e para a segunda, cinco. Além disso, serão concedidas menções honrosas aos primeiros 20 classificados. Os projetos reconhecidos passarão a fazer parte do Banco de Boas Práticas em Ação Educativa, disponível no Portal Ibermuseus.

Para concorrer, as instituições devem ter caráter cultural, educativo ou afim, além de estarem ligadas à administração pública (municipal, regional ou nacional) ou serem empresas privadas sem fins lucrativos.