Atualizado em 12 de May de 2016

Palavras-chave
Notícias, Situação de Risco
Ação

Patrimônio

Fundo de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco

Patrimonio_Risco

O Programa Ibermuseus coloca à disposição das instituições museológicas ibero-americanas o Fundo de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco, para apoiar ações de assistência, socorro e proteção ao patrimônio museológico de regiões afetadas por inundações, terremotos, incêndios, conflitos bélicos, ameaças humanas e outras situações calamitosas que representem risco.

Ao promover a ação, partimos do princípio que os danos causados aos acervos museológicos de qualquer comunidade da ibero-américa são prejuízos ao patrimônio cultural regional e de toda a humanidade, e de que a capacidade de articulação entre os países é imprescindível para oferecer respostas rápidas e eficientes frente aos desastres de origem natural ou humano.

Veja todas as informações no Regulamento

Solicitação – Todas as instituições ibero-americanas que possuam coleções e acervos museológicos sob sua responsabilidade poderão solicitar a utilização do Fundo de Emergência por meio do Portal Ibermuseus na internet.

Os documentos enviados sobre a entidade e o sinistro, além dos seus respectivos cronogramas e orçamentos, serão analisados pelos pontos focais de cada país e pelo Comitê Intergovernamental do Ibermuseus. Em seguida, os interessados serão comunicados sobre a aprovação – ou não – do benefício solicitado.

Tipos de auxílio – As ações de emergência englobam: cooperação técnica (passagens e diárias para visitas de especialistas e funcionários das administrações públicas ibero-americanas); auxílio à contratação de consultoria técnica especializada para avaliação de danos; e intervenções pontuais (projetos de reorganização, conservação ou restauração de acervos). Os valores destinados a cada uma das solicitações serão determinados pelo Comitê Intergovernamental do Programa.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.