Atualizado em 25 de November de 2014

Ação

Patrimônio

Ibermuseus finaliza sua missão de cooperação museológica no Haiti

MissaoHaiti_2

 Atendendo à solicitação do Instituto de Salvaguarda do Patrimônio Nacional haitiano (ISPAN), o Programa Ibermuseus preparou uma missão de especialistas com a finalidade de contribuir à melhora das condições de conservação das coleções do Museu do Panteão Nacional haitiano (o Mupanah, que abriga a memória dos heróis da independência do Haiti, a história e a cultura haitiana).

Entre os dias 27 de setembro e o 4 de outubro de 2014, os especialistas convidados pelo Ibermuseus, o pessoal do Mupanah e representantes de diferentes instituições museológicas haitianas participaram de um seminário-oficina em Porto Príncipe, de quatro dias de duração, em aspectos de conservação preventiva e gestão de riscos, estabeleceram ferramentas para a elaboração de um inventário das coleções do Mupanah e determinaram uma série de estratégias para melhorar as condições das reservas do museu.

Os especialistas enviados, o cientista da conservação cubano Mario Omar Fernández Reguera, e a conservadora do Centro Nacional de Conservação e Restauração do Chile, Carolina Ossa, utilizaram uma metodologia com conteúdos temáticos de acordo às necessidades expressadas e espaços de discussão onde os participantes puderam expressar suas experiências, dúvidas e necessidades. Esses conteúdos se complementaram com exercícios práticos nos quais se aplicaram os conhecimentos adquiridos e foi estabelecida uma primeira aproximação às soluções dos problemas mais urgentes que afronta o museu.

Além das sessões teóricas e dos exercícios práticos, os especialistas também assessoraram na reorganização e catalogação das obras do museu e realizaram medições de temperatura e humidade nas salas e nos depósitos das coleções, fazendo uma série de recomendações para melhorar o equilíbrio das condições ambientais em cada uma dessas instâncias, para evitar a vulnerabilidade dos objetos expostos.

Por último, fizeram uma visita à Citadelle Laferrière, a antiga cidadela atualmente em processo de remodelação como museu, em cujo percurso os especialistas assinalaram a necessidade de ampliar a conservação de peças históricas, como canhões e os seus suportes, e de elementos estruturais, como muros e as condições ambientais nas salas.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.