Atualizado em 19 de July de 2017

País

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

Ibermuseus coloca à disposição os materiais do 1º curso de capacitação em Estudos de Públicos de Museus

Aplicaciones-Curso de Estudio de Publico-Madrid_WEB 986x350 ESP

Desenvolvido pelas especialistas Eloísa Pérez Santos e Leticia Pérez Castellanos, o conteúdo do curso está na página web do Observatório Ibero-americano de Museus

De 22 a 25 de maio de 2017, profissionais de 19 países da região ibero-americana participaram do 1º curso de capacitação sobre Estudos de Públicos de Museus – Situação e desafios futuros para os Estudos de Públicos nos Museus Ibero-americanos, realizado no Museu de América e no Museu do Traje, em Madri, Espanha.

Durante quatro dias, os profissionais, cujo trabalho está diretamente relacionado com atenção e gestão do público de museus, trabalharam em conjunto para aprender uma série de estratégias sobre o tema. O Sistema de Coleta de Dados Públicos de Museus, ferramenta desenvolvida pelo Observatório Ibero-americano de Museus, foi o eixo central do curso, ao posicionar os públicos e sua relação com os museus como um objeto de estudo que deve acompanhar a todo o processo de gestão museal contemporânea.

Agora o Programa Ibermuseus coloca à disposição de todos os interessados no tema os materiais do curso, desenvolvidos por Leticia Perez Castellanos (México), Mestre em Museologia pela Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia (INAH, México) e estudante de doutorado em Ciências Antropológicas da Universidade Autônoma Metropolitana – Iztapalapa; e Eloisa Perez Santos (Espanha), Doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri, que desenvolve uma atividade tripla – profissional, docente e de pesquisa – no campo de estudos de público de museus e exposições há mais de 25 anos.

Os links estão disponíveis na página web do Observatório Ibero-americano de Museus, divididos em sete documentos informativos, além do próprio programa do curso, que se centrou em dotar os participantes das competências necessárias para planejar e executar ferramentas, programas, estratégias e análises vinculadas à compreensão do público.

Foto: Divulgação Ibermuseus

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.