Atualizado em 16 de March de 2015

Palavras-chave
Eventos, Notícias
País

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

Institucionalidade e Políticas Públicas em Matéria de Museus

DSC_0728c

O Programa Ibermuseus, em parceria com o Instituto Interuniversitário para a Comunicação Cultural (IICC – Universidade Carlos III), organiza o Seminário Ibero-Americano sobre Institucionalidade e Políticas Públicas em Matéria de Museus. O evento será realizado nos dias 26 e 27/3, em Madri, Espanha.

Durante o encontro, especialistas na área de museus se reunirão em uma mesa redonda para o debate, o enriquecimento do estudo realizado pelo IICC e a correção de possíveis lacunas sobre: elaboração de normativas na área; desenvolvimento de políticas públicas de museus e patrimônio; cenários de atuação comuns com base nas infraestruturas administrativa e normativa de cada país; e a criação de linhas de atuação conjuntas na Ibero-América.

Como resultado será gerada uma compilação legislativa e documental sobre os museus na região ibero-americana e, a partir daí, realizada uma análise do grau de institucionalidade das políticas regionais de museus, visando impulsionar o desenvolvimento dos objetivos previstos na Carta Cultural Ibero-americana e no Programa Ibermuseus.

Indicadores – Para balizar os debates, serão utilizados os seguintes indicadores referentes à área de museus: legislação; estruturas de gestão cultural, nacionais, regionais e locais; atenção, promoção e proteção de acervos e coleções; linhas específicas de financiamento público; linhas específicas em políticas culturais; compromissos e acordos multilaterais; filiação a programas regionais; e acordos em conferências internacionais ou multilaterais.

O Seminário será realizado nas dependências da Universidade Carlos III e contará com a presença do presidente do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus, Carlos Roberto F. Brandão,  além de especiliastas provenientes de diferentes países da região e profissionais do IICC.

 

Os assuntos abordados serão:

Legislação na área de museus.

Estruturas de gestão cultural, nacional, regional e local.

Atenção, promoção e proteção na área dos museus.

Linhas específicas de financiamento em torno à área de museus.

Linhas específicas em políticas culturais na área de museus

Compromissos e acordos multilaterais na área de museus

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.